sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Brito Paes: ele vai abrir em Mourão a temporada portuguesa de 2012!

"Caramelo" (côr linda!), a nova estrela, tem ferro Romão Tavares e foi Campeão dos Campeões na Golegã
António Maria Brito Paes com os seus colaboradores António e Bruno Pais: a equipa está a cem por cento!
"A sorte também conta... e muito. Oxalá tenha os toiros certos nas praças certas!"
Toureiro moralizado, quadra em alta e equipa a postos para os grandes desafios de 2012
Esta manhã em Paio Correia: Brito Paes com o apoderado Francisco Penedo



Miguel Alvarenga - Em Paio Correia (Torres Vedras), a escassos quilómetros de Lisboa, o jovem cavaleiro António Maria Brito Paes prepara-se com afinco para os primeiros desafios da temporada que se avizinha. E os seus não são poucos. Quarta-feira, 1 de Fevereiro, cabe-lhe lidar no festival de Mourão o toiro de Luis Rocha que abre oficialmente a época taurina de 2012. Segue-se, a 25 de Março, o festival dos Bombeiros Voluntários de Elvas e um mês depois, 25 de Abril, toureia ao lado do Maestro João Moura e de Luis Rouxinol na tradicional corrida de Alter do Chão, frente a toiros da ganadaria Passanha.
A quadra de cavalos está afinada e tem elementos novos. A equipa está a postos. E Brito Paes está moralizado e entusiasmado com os projectos do seu apoderado Francisco Penedo - confessa mesmo que ele "é o homem certo na altura certa".
"Ou vai ou racha" é, mais ou menos, o lema de Brito Paes para a nova temporada. "Tive épocas melhores e outras piores, a minha carreira tem tido alguma irregularidade, mas penso que tenho finalmente a quadra certa e a equipa certa para andar para a frente, assim haja sorte, assim me saia o toiro certo na praça certa" - confessa, com louvável humildade.
Toureiro de dinastia, acarta "às costas" a responsabilidade de ser neto e filho de cavaleiros tauromáquicos que, não tendo sido notáveis figuras, sempre pautuaram as suas carreiras por grande dignidade, muita entrega e uma desmedida paixão à Festa. António Maria, o "Mia", como é tratado pela Família e pelos amigos e até no meio taurino, é filho do cavaleiro de alternativa António Raúl Brito Paes e neto do também cavaleiro Dr. Brito Paes. Ele é, sem dúvida, o melhor dos Brito Paes e um dos grandes desta nova geração de cavaleiros em Portugal.
Esta manhã, em Paio Correia, o "Farpas" assistiu a mais um treino seu. Notável, a entrega, a garra, a moral com que o cavaleiro está, a poucos dias de ser ele a inaugurar a nova temporada portuguesa.
Fez questão de "mostrar" uma das novas estrelas da sua quadra, o cavalo "Caramelo", com ferro Romão Tavares, Campeão dos Campeões na última Feira da Golegã, que para já vai utilizar de saída - uma verdadeira estampa.
Ao almoço, acompanhou-nos seu irmão Luis, também antigo cavaleiro amador, que trocou a arte equestre pela profissão de bandarilheiro e é hoje o seu peão de confiança; seu colaborador Bruno Pais; o apoderado Francisco Penedo; e o Pai, António Raúl, de quem é sempre um prazer ouvir histórias passadas dos seus tempos de toureiro. Hoje falámos de Mestre Núncio, de Batista e Zoio, entre outros. Recordámos episódios antigos, a sua alternativa em Lisboa em 1976, num recordado Domingo de Páscoa em que Zoio lhe pôs os melhores cavalos à disposição... coisas de outros tempos e de outros Homens.
Mas o tema da reportagem era o "Mia". Que está super-satisfeito pelo facto de em Alter voltar a alternar ao lado do Maestro Moura, depois de um ano de "afastamento" motivado por razões que nunca entendeu. Super-satisfeito, também, pelo facto de iniciar a temporada já com três compromissos de peso: Mourão, Elvas e Alter.
"A sorte também conta, e muito, se ela estiver do meu lado, esta pode ser uma grande temporada" - preconiza o toureiro.
Mais a mais, é a temporada em que a ganadaria Brito Paes assinala o seu 50º aniversário - outro motivo de peso para a Família se congratular.
Por fim, Francisco Penedo, o apoderado. Acompanhou Ana Batista há dois anos, quando a cavaleira de Salvaterra era apoderada por Paulo Pessoa de Carvalho. Em 2010, passou a apoderar Brito Paes e também o "campeão" Rouxinol, depois da morte do seu histórico "manager" Mário Freire. Penedo é um homem discreto. "O trabalho do apoderado sente-se, não se vê" - dizia o saudoso Camacho. E Francisco Penedo não quer "ser visto". Há um ano que recusa uma entrevista de fundo "para se dar e conhecer" e hoje mesmo voltou a recusá-la. "Os protagonistas são os toureiros, não sou eu", defende.
Sobre "Mia" Brito Paes: "É um toureiro em que deposito toda a esperança. Pode ir longe e está a trabalhar seriamente para isso. Temos uma temporada bem planificada, quem agora tem que corresponder na arena é ele. Acredito que estão reunidas todas as condições e estes três primeiros espectáculos vão ser decisivos para os aficionados verem que há matéria para triunfar".
É de esperança e é de certezas o ambiente que se vive na equipa de Brito Paes. E já só faltam quatro dias para o jovem toureiro abrir a temporada portuguesa em Mourão.
Na foto ao lado, o camion de cavalos do toureiro devidamente ornamentado com os novos patrocinadores: as empresas "Galucho" e "Elo" e o Centro Comercial "Fonte Nova", em Benfica, Lisboa.

Fotos M. Alvarenga