segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cem protestam contra tourada em Barcelos


Cerca de cem pessoas manifestaram-se ontem em Barcelos contra a realização de uma corrida de toiros anunciada para 6 de Maio e que visa angariar fundos para os Bombeiros Voluntários locais - noticia hoje o "Correio da Manhã".
"Os bombeiros existem para lutar pela vida, não pela morte" - disse um dos participantes.
Os manifestantes concentraram-se junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos com panos brancos em que se podiam ler frases como "Não queremos ver Barcelos manchada de sangue" e "Tourada é tortura".
A manifestação seguiu depois para o centro da cidade e terminou, de forma ordeira, frente aos Paços do Concelho.
A corrida em Barcelos tem cartel formado pelo popular cavaleiro Joaquim Bastinhas, seu filho Marcos Bastinhas e a cavaleira Ana Batista, recém regressada de triunfal campanha no México. Pegam três grupos de forcados - Amadores de Cascais, de Alenquer e de Coimbra - e lidam-se seis toiros da prestigiada ganadaria de Herdeiros de Cunhal Patrício.
A organização do espectáculo, em que será prestada homenagem póstuma ao aficionado António Quinta, não se manifesta preocupada com os protestos dos "anti-tourada". A praça portátil será instalada junto ao Estádio do Gil Vicente.