sexta-feira, 6 de abril de 2012

Évora: Concurso de Ganadarias com cartel de veteranos


João Moura, António Ribeiro Telles e Rui Salvador podem compor o cartel do 53º Concurso de Ganadarias em Évora, no próximo dia 19 de Maio (sábado), estando no entanto o elenco sujeito a confirmação oficial por parte da empresa "Toiros & Tauromaquia", de António Manuel Cardoso "Nené", que este ano se estreia à frente da renovada praça - de que já foi gerente vários anos nos tempos da sociedade com Rogério Amaro.
O Concurso de Ganadarias incluirá exclusivamente divisas alentejanas, estando já confirmadas, de acordo com notícia avançada pelo site "naturales-tauromaquia", as de Murteira Grave, Condessa de Sobral e Engº Luis Rocha.
Já no próximo dia 14 de Abril, sábado, a partir das 15 horas, a Arena D'Évora abre pela primeira vez as suas portas este ano para a realização da Festa do Forcado, agora denominada Gala do Moço Forcado. Como em anos anteriores, haverá demonstração de várias sortes da arte de pegar toiros e um concurso de cernelhas, sendo o grupo vencedor incluído posteriormente numa das corridas da temporada na arena da cidade-museu. O júri que vai decidir é composto por algumas das mais destacadas glórias da forcadagem: António José Zuzarte, Simão Comenda, Nuno Megre, Carlos Empis, Joaquim Grave, João Pedro Bolota e José Luis Gomes. O troféu tem o nome de Zuzarte e Comenda, a mais célebre parelha de cernelheiros do Grupo de Montemor. Participará também um Grupo de Forcados Veteranos sob o comando de João Marujo Caixinha. Como sucedeu na recente Festa do Forcado em Lisboa, deverão participar na de Évora todos os grupos membros da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF).

Foto D.R.