quarta-feira, 11 de abril de 2012

"Nené": primeiros cartéis (s)em Branco...



O proprietário da empresa "Toiros & Tauromaquia", António Manuel Cardoso "Nené" (foto ao lado), anunciou em entrevista a Hugo Calado no programa taurino da Rádio Campanário os seus primeiros cartéis para as praças de toiros de Évora, da Moita do Ribatejo e de Reguengos de Monsaraz - sem que neles figure o novo cavaleiro que apodera, o promissor praticante de Estremoz João Maria Branco (na foto de cima, no ano passado, no Campo Pequeno, onde triunfou). O que surpreendeu o meio taurino.
Assim, no Concurso de Ganadarias de Évora, em 53ª edição, a 19 de Maio, toureiam João Moura, Luis Rouxinol e João Ribeiro Telles Jr. e estarão em concurso toiros das ganadarias Murteira Grave, Branco Núncio, Passanha, São Torcato e Luis Rocha, faltando ainda anunciar a sexta divisa presente neste célebre cartel. Pegam os Amadores de Évora e um segundo grupo, o vencedor do Concurso de Cernelhas na Gala do Moço de Forcado que neste sábado abre a época na Arena D'Évora.
A 27 de Maio na Moita, frente a toiros de Murteira Grave, actuarão António Ribeiro Telles, Rui Salvador e Luis Rouxinol, bem como os Forcados do Aposento da Moita e outro grupo.
Em Reguengos, a 10 de Agosto, comemora-se o 25º aniversário da alternativa de Luis Rouxinol (recebida nesta mesma data, há 25 anos, em Santarém), que estará acompanhado pelo seu padrinho de alternativa João Moura e por Joaquim Bastinhas, que foi uma das testemunhas do seu doutoramento, actuando ainda o amador Luis Rouxinol Jr. O curro é também de Murteira Grave e pegam os Amadores de Monsaraz e outro grupo.
O praticante João Maria Branco, que se estreará nesta temporada no próximo dia 28 de Abril no festival de Estremoz e que "Nené" passou este ano a apoderar, não surge em nenhum destes primeiros cartéis...

Fotos M. Alvarenga