terça-feira, 10 de abril de 2012

Parabéns a você! Monumental de Albufeira inaugurada há 30 anos


Cumprem-se hoje, 10 de Abril, 30 anos sobre a data da inauguração da Monumental de Albufeira - uma praça de toiros a que não se pode deixar de associar o nome do seu empresário, o antigo matador de toiros Fernando dos Santos (foto).
Depois de ali ter dado corridas durante vários anos numa praça portátil, inaugurou a actual Monumental (ainda e sempre a praça que mais espectáculos taurinos realiza por temporada e a que mais oportunidades dá aos novos valores, a par das corridas com primeiras Figuras no Verão) no dia 10 de Abril de 1982. Lidaram-se toiros da sua ganadaria, Herdade das Sesmarias e o cartel era composto por grandes nomes do toureio mundial: a cavalo, Ángel Peralta, o saudoso José Mestre Batista e José Zuquete; a pé, Paco Camino e o próprio Fernando dos Santos; pegaram os Forcados Amadores de Beja, sob o comando de João Marujo Caixinha.
Trinta anos passados, um olé (que se oiça de Lisboa ao Algarve!) ao Maestro Fernando dos Santos e à sua brilhante equipa - onde se destacam, entre outros, sua própria Mulher, Dª Orlanda Gamboa, sua filha Sofia e a sua eficiente secretária Dª Rogélia. Hoje é dia de festa em terras de Albufeira! Parabéns a você! - pelo muito que a Monumental de Albufeira tem significado para a Festa e para os toureiros portugueses.

Foto Emílio