sábado, 21 de abril de 2012

Passos com tourada "atravessada" na garganta...



"Passos obrigado a decidir sobre o fim das touradas" - é o título do artigo da jornalista Sofia Rainho, esta semana no jornal "Sol" e que está, desde já, a criar alguma agitação no meio taurino.
A repórter revela que o Movimento pela Abolição das Corridas de Toiros, vencedor (foi o mais votado) de um concurso lançado pelo próprio Governo na sua página web, vai ser recebido ainda este mês (próxima semana provavelmente) em audiência pelo primeiro-ministro.
"A posição pessoal de Pedro Passos Coelho face ao fim das touradas em Portugal é um segredo bem guardado. Mas é certo que o primeiro-ministro não vai poder adiar uma posição definida sobre o tema - mesmo que até aqui ele estivesse fora da agenda política: Pior é que foi uma iniciativa do seu Governo a obrigá-lo a tal decisão", escreve a jornalista, referindo-se concretamente ao concurso que o Executivo promoveu na sua página da internet e onde o movimento anti-taurino alcançou mais de 9 mil apoiantes. O prémio da vitória neste concurso era (e vai ser) uma audiência com Passos Coelho.
A articulista recorda que, "por princípio", o PSD, o PS e o CDS "são contra a proibição das touradas em Portugal", mas recorda que "o cerco" está a apertar-se para os amantes da corrida de toiros, lembrando o requerimento enviado há uns meses ao secretário de Estado da Cultura pelo deputado centrista João Rebelo para apurar "quais as autarquias onde se realizaram espectáculos tauromáquicos em 2011 e qual o valor dos apoios que lhes deram".
Das 92 câmaras onde decorreram corridas de toiros no último ano, "apenas 29 responderam até ao momento", revela o semanário "Sol", divulgando que, de acordo com esses dados, "a Câmara de Vila Franca de Xira foi aquela que mais investiu na realização de touradas em 2011 - mais de 125 mil euros".
Também os municípios de Arronches, Moura, Alenquer e Alter do Chão revelaram que "apoiam os espectáculos tauromáquicos, anualmente, com verbas de 8 mil, 8.700, 5 mil e 2.250, respectivamente". As autarquias de Almeirim, Cartaxo e Salvaterra de Magos (esta última liderada pelo Bloco de Esquerda), "apesar de terem tradição nessa área, adiantaram que não financiam as touradas locais".

Fotos D.R.