domingo, 8 de abril de 2012

Quando a Páscoa era no Campo Pequeno...



Miguel Alvarenga - Vão longe e esquecidos os tempos em que Domingo de Páscoa queria dizer Campo Pequeno e queria dizer também inauguração oficial da temporada tauromáquica.
Infelizmente, a tradição foi-se perdendo aos poucos. No final da década de 70 a abertura da temporada passou a ocorrer em Almeirim e depois no Domingo de Ramos em Alcochete. Lisboa foi ficando para trás, até surgirem as auto-estradas que levam os lisboetas num ápice a passar a quadra festiva no reino dos Algarves, despovoando a capital.
A última tentativa para reactivar a tradição de abertura da época em Lisboa foi levada a cabo pela actual empresa do Campo Pequeno no segundo ano da "nova praça", em 2007, com um cartel formado pelos cavaleiros João Moura Caetano e Manuel Telles Bastos (que tinham tomado a alternativa na primeira temporada depois da reinauguração) e pelos matadores António João Ferreira e Pedro Gutiérrez "El Capea", bem como pelos Forcados de Vila Franca, com toiros de Brito Paes, registando, como se esparava, uma fraca afluência de público.
Na foto de cima, a antiga praça do Campo Pequeno (antes das obras) bem emoldurada de público no Domingo de Páscoa de 1969 (6 de Abril). Lidaram-se oito toiros de Herdeiros de D. Diogo Passanha e actuaram os cavaleiros José Maldonado Cortes e Alfredo Conde, os matadores espanhóis Júlio Vega "El Marismeño" e Fernando Tortosa e os Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete.
A tradição ainda se manteve nos anos 70 e 80 (já menos), mas depois foi-se perdendo por completo. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades - já dizia Camões.

Fotos D.R.