domingo, 8 de abril de 2012

Sequência da dramática cornada de Teruel hoje em Arles



Esta é a dramática sequência (captada pela repórter Isabelle Dupin) da impressionante cornada sofrida esta manhã em Arles (França) pelo matador de toiros madrileno Ángel Teruel, de 30 anos, filho do antigo toureiro do mesmo nome, Ángel Teruel Peñalver (de 62 anos) e de Lydia García González, sobrinha do também célebre matador de toiros Luis Miguel Dominguín.
Ángel Teruel, nascido em Madrid em 23 de Janeiro de 1982, foi atingido no lado direito da cara. "Ficou aberto desde o lábio à orelha, só por milagre não tendo sido afectado o olho. Entrou na enfermaria com a cara aberta de alto a baixo, mas consciente e procurando ele próprio tranquilizar todo o mundo, dizendo que 'não se passa nada'. Foi depois transferido para o Hospital de Arles e daí evacuado para o de Nimes, onde está a ser operado" - disse o seu apoderado, Manuel Amores.
O acidente ocorreu quando Teruel entrava a matar o seu primeiro toiro, também primeiro da corrida matinal de hoje em Arles, da ganadaria de Hermanos Jalabert, em que alternava com o francês "Tomasito" e o espanhol Esaú Fernández.
Ontem, em declarações ao site da revista "Aplausos", Ángel Teruel manifestara-se muito animado e ilusionado por debutar hoje em Arles: "É um ponto de inflexão na minha carreira, esta corrida vai servir para medir-me como toureiro, oxalá que os toiros invistam e que me possa abrir novos caminhos em França, onde quase sempre quem triunfa é repetido".
Ángel Teruel (na foto ao lado, esta manhã em Arles, momentos antes do início da corrida) debutou com picadores em Valência (Espanha) a 17 de Março de 2006 e tomou a alternativa precisamente em França, na praça de Dax, em 9 de Setembro de 2007, apadrinhado por César Rincón, com o testemunho de Enrique Ponce.
Ángel Teruel está anunciado para fazer a confirmação da sua alternativa em Madrid, na Feira de Santo Isidro, no próximo dia 15 de Maio, apadrinhado precisamente por Júlio Aparício (que reaparece nessa tarde em Las Ventas, dois anos depois da grave cornada no pescoço sofrida naquela arena), com o testemunho de Curro Díaz, outro toureiro vítima de colhida ontem em Baeza e que esta tarde deveria tourear em Madrid.

Fotos Isabelle Dupin/aplausos.es