domingo, 8 de abril de 2012

Serpa, ontem: verdades & mentiras...

Matadores Nuno Casquinha e Juan Pedro Galán sairam em ombros
ontem em Serpa... mas isso não veio escrito no "Correio da Manhã"...
(Foto João Silva/www.solesombra.com)
Maestro António Telles foi o grande triunfador da lide equestre ontem em Serpa
(Foto Maria Ana)


"Serpa. A praça de touros da vila alentejana recebeu ontem um festival taurino, que teve como triunfador o cavaleiro praticante David Gomes" - escreve-se hoje em nota de rodapé (ao lado) na última página do jornal "Correio da Manhã", ilustrando uma foto da autoria de João Dinis.
Mas não corresponde inteiramente à realidade - e, por uma questão de justiça, é importante que se conte a verdade. Como o fez ao "Farpas" um conhecido aficionado (não crítico taurino) que ontem assistiu ao festival realizado em Serpa e que aqui repõe a verdade. Isto, atenção, sem qualquer desprimor para o desenvolto labor do jovem toureiro praticante David Gomes - que nós próprios premiados em Dezembro passado como revelação dos praticantes na última temporada.
Mas a verdade é que...
"O grande triunfador, no que ao toureio a cavalo diz respeito, ontem em Serpa, foi o Maestro António Ribeiro Telles, que enfrentou um toiro de cinco anos, com um corte num olho, andarilho e difícil de se fixar. António cravou dois compridos no cavalo 'Veneno', três curtos no 'Xairel', dois no 'Alpompé' e um no 'Manzanares'. Rui Salvador teve actuação complicada frente a um novilho de Varela Crujo, debatendo-se com algumas dificuldades com os seus cavalos (início de tmeporada oblige...); Salgueiro da Costa apanhou um susto de início, com o cavalo a 'pegar-se' num burladero, mas depois recuperou com garra e muito valor; e o praticante David Gomes, dado como máximo triunfador pelo jornal 'CM', nada trouxe de novo... cravou pares de bandarilhas e violinos na barriga do novilho, que mais parecia uma vaca, mas o público aplaudiu... daí a ter sido o grande triunfador da tarde... vai uma distância enorme e é uma vergonha que se 'explore' assim num jornal nacional um êxito que, afinal, nunca existiu...".
Mais: segundo o mesmo aficionado e "depois da saída em ombros dos matadores Juan Pedro Galán e Nuno Casquinha, verdadeiros e grandes triunfadores da tarde, até fica mal a quem gere a carreira de um promissor cavaleiro praticante (promissor, sim senhor, que isso não está em causa e o David Gomes vai ser um bom toureiro e vai dar que falar!) promover na imprensa credível um falso triunfo...".

Fotos D.R.