sábado, 14 de abril de 2012

Tal avô, tal pai, tal filho, tal neto...

Dinastia Salgueiro já vai na quarta geração. Na foto, da esquerda para a direita:
Fernando Andrade Salgueiro, o Dr. Fernando Salgueiro com o bisneto
Salgueiro da Costa ao colo e João Salgueiro
João, o III Salgueiro, foi o que mais longe chegou nas arenas
depois de seu avô e seu pai


Das várias dinastias de toureiros existentes em Portugal e no mundo, a de Salgueiro é aquela que mais gerações já deu à Festa - vai na quarta, com o jovem praticante João Salgueiro da Costa (foto ao lado), que em 2007 fez a sua apresentação pública no Campo Pequeno e na temporada de 2013 deverá tomar a alternativa, depois de consolidar este ano a posição há muito sonhada.
O jovem toureiro tem importantes compromissos agendados para esta época, que começam já no mês de Maio, enfrentando dia 6 em Vila Franca os toiros de Canas Vigouroux e dia 13 nas Caldas da Rainha os toiros de casta portuguesa de Vaz Monteiro.
A geração foi iniciada pelo Dr. Fernando Salgueiro Pinto da Costa, nascido em 1913 em Valada do Ribatejo, prestigiado lavrador, ganadeiro e cavaleiro tauromáquico e exímio equitador, que se estreou nas arenas  em 1923 com apenas dez anos de idade, recebendo a alternativa no Campo Pequeno em 24 de Abril de 1938, tendo como padrinho Mestre João Núncio e como testemunha D. Vasco Jardim e enfrentando nesse dia toiros da ganadaria de Joaquim Mendes Núncio.
Após carreira marcada por sonantes triunfos aquém e além-fronteiras, nomeadamente nas praças de Sevilha e Salamanca, o Dr. Fernando Salgueiro passa o testemunho a seu filho, Fernando de Andrade Salgueiro a 2 de Junho de 1968, na tarde da inauguração da Monumental de Santarém, retirando-se definitivamente das arenas e apenas se voltando a vestir de toureiro para conceder a alternativa ao neto João, há 24 anos, a 29 de Maio de 1988, na praça de Almeirim. Faleceu em Fevereiro de 1996.
João Salgueiro, terceiro representante da dinastia de Valada, foi, até ao momento, aquele que mais longe chegou, sendo actualmente uma primeiríssima Figura do toureio equestre. Parado por lesão na perna, só regressará às arenas em Junho ou Julho, como esta semana anunciou. 2012 promete ser a temporada do definitivo lançamento de seu filho João Salgueiro da Costa, o IV Salgueiro nas arenas.

Fotos D.R.