sábado, 19 de maio de 2012

"Dia da Tauromaquia" animou Alter do Chão

"Pais e Filhos toureiros" foi o tema do colóquio no Cine Teatro de Alter.
Da esquerda para a direita: José Romão Tavares, Ricardo Pedro, Marco Gomes,
João José, Luis Rouxinol Jr. e seu pai, Luis Rouxinol
Luis Rouxinol e o filho dando autógrafos
Marco Gomes com a forcadagem na arena de Alter



Comemorou-se em Alter do Chão na passada quarta-feira, dia 16, o Dia da Tauromaquia, iniciativa do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alter do Chão, que desta vez levou a efeito um colóquio taurino e uma demonstração de pegas.
O colóquio taurino realizado no Cine Teatro local, contou com a presença de vários elementos da comunidade escolar para escutar os oradores de turno: os cavaleiros Luís Rouxinol Luís Rouxinol Júnior, os bandarilheiros João José Vieira Pedro e seu filho Ricardo Pedro e o antigo forcado José Romão Tavares. 
O colóquio com a temática "Pais e Filhos toureiros" foi muito para além das expectativas, "por culpa" das boas intervenções dos palestrantes.
No final, com a moderação de Marco Gomes seguiu-se um programa de questões e respostas, que foi muito participado pela assistência. Encerrou a sessão a distribuição de lembranças aos convidados, com o apoio da autarquia local e a inevitável sessão de autógrafos, onde os Rouxinóis não se furtaram a tal, e onde muito surpreendentemente Luís Rouxinol Júnior se mostrou muito à vontade nestas lides.
Na praça de toiros de Alter com uns tórridos 35 graus, realizou-se uma demonstração da arte de pegar toiros com um grupo forcados constituído por vários elementos e o Grupo de Forcados da Escola Agrícola de Coimbra.
Dia de confraternização entre forcados, que tal como o previsto acabou em sã camaradagem num jantar que durou até altas horas.

Fotos D.R./cortesia Marco Gomes