quarta-feira, 16 de maio de 2012

Palha ontem em ombros em Valência de Alcântara

Francisco Palha foi autor de duas grandes actuações
Forcados do Aposento da Chamusca muito aplaudidos pela afición espanhola
Momento da cornada sofrida pelo novilheiro Juan Millán



Hugo Teixeira - Como noticiámos "em cima da hora", Francisco Palha obteve ontem um importante triunfo na praça espanhola de Valência de Alcântara, cortando uma orelha no primeiro toiro e duas no segundo, ambos da ganadaria de Jara del Retamar, saindo em ombros. O cavaleiro português rubricou duas grandes actuações com imensa verdade e sentimento, confirmando estar mais que apto para a confirmação da alternativa em Madrid, já no próximo dia 26, com Pablo Hermoso e Ventura.
Boa actuação também dos valentes forcados do Aposento da Chamusca, muito aplaudidos pelo público. A praça registou fraca afluência de público (um terço da lotação preenchido) e a tarde ficou marcada pela colhida do novilheiro Juan Millán, que sofreu uma cornada de 10 centímetros no músculo da perna direita de "prognóstico grave". Cortara uma orelha no seu primeiro novilho e foi colhido quando lidava de muleta o segundo. Diego Hermosilla, que nada disse como toureiro, escutou palmas no primeiro, ovação no segundo e silêncio no último, que matou por Millán.
Alguns portugueses marcaram ontem presença em Valência de Alcântara, entre os quais Rafael Vilhais (apoderado de Palha), o antigo cavaleiro Vasco Taborda, Fernando Marques "Chalana" (empresa "Aplaudir"), a cronista Solange Pinto e o apoderado Armando Teixeira.

Fotos Hugo Teixeira