terça-feira, 1 de maio de 2012

Porque Pedro Gonçalves não actuou hoje com Lázaro em Toledo


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Adiada ontem, devido ao mau tempo que se fazia sentir, a corrida de hoje em Lominchar (Toledo) acabou por se efectuar "em cima da hora", pela simples razão de que em Espanha as coisas se passam a sério.
Esta manhã a corrida continuava suspensa - o que era, no mínimo, estranho, uma vez que, insisto, em Espanha uma corrida só pode ser adiada ou cancelada na hora e na presença dos toureiros em praça.
Essa foi a razão que justificou a ausência do bandarilheiro português Pedro Gonçalves, este ano colocado na quadrilha do matador espanhol José Maria Lázaro - que se encerrava com seis toiros de Sepúlveda nesta corrida.
Avisado ontem por Lázaro da intenção de se adiar a corrida para 12 de Maio, Gonçalves manteve-se em Portugal e participou esta tarde numa tenta na ganadaria de Branco Núncio com o matador Luis "Procuna".
Às onze da manhã de hoje, a Guarda Civil apareceu na praça e fez cumprir o regulamento em vigor em Castilla la Mancha: a corrida só podia ser suspensa à hora de iniciar o "passeíllo" (cortesias). Ao meio-dia, a organização foi obrigada a embarcar toiros e a chamar bandarilheiros e picadores das proximidades. Tudo em cima da hora. Faltou pessoal, uma vez que, por lidar seis toiros, o matador tinha que fazer-se acompanhar de três quadrilhas de bandarilheiros. Porque os toiros não estavam ao meio-dia na praça e pela falta de bandarilheiros segundo o regulamento, a organização foi multada em 7 mil euros.
Segundo nos disse há momentos José Maria Lázaro (que cortou três orelhas, como o "Farpas" já noticiou, essa foi a razão da ausência de Pedro Gonçalves (na foto com o matador na recente tenta da ganadaria Pinto Barreiros), que já no próximo fim-de-semana e no dia 31 em Madrid acompanhará o diestro, como estava programado.

Foto Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com e D.R.
Esta tarde no tentadero da ganadaria Núncio: J. Pedro Silva, Luis "Procuna",
Joaquim Pedro Torres e Pedro Gonçalves