domingo, 8 de julho de 2012

Caetano espectacular ontem em Santo António das Areias

Mais um grande triunfo de Moura Caetano - que hoje actua na Póvoa de Varzim
e em Setembro se encerra com seis toiros em Monforte

João Moura Caetano vive "a sua hora", indiscutivelmente
Marco José esteve decidido em noite de aniversário da sua alternativa
Muita entrega e sobretudo grande valentia: foi assim Sónia Matias
ontem em Santo António das Areias


Cerca de dois terços das bancadas preenchidos e toiros muito duros, sem facilitar (na linha dos "Silvas" de Setúbal) de Manuel Rosa "Tatá", que proporcionaram uma emotiva noite de toiros, mercê do grande esforço e entrega dos toureiros e do estoicismo dos forcados - ontem à noite em Santo António das Areias (Marvão).
O destaque maior vai para João Moura Caetano, na saga dos grandes triunfos a que já nos habituou.
Não chegou sequer a utilizar na nocturna de ontem os dois cavalos-estrelas da quadra - "Aramis" e "Temperamento" - o que denota uma solidez e uma vastidão do seu actual conjunto de montadas e, de alguma forma, até justifica o acto de terminar esta temporada triunfal em Setembro encerrando-se em Monforte com seis toiros - como há momentos revelámos em primeiríssima mão.
Moura Caetano toureou ontem com o "Zidane", o "Artista", o "Sete", o "Zeus", o "Verdi" e o fantástico "Xispa". Ferros de poder a poder com a emoção e a raça que têm sido apanágio das suas actuações. Um triunfo importante. Esta tarde estará na corrida inaugural da temporada na Póvoa de Varzim, onde tem o primeiro "confronto" do ano com outro grande triunfador, o jovem Duarte Pinto e com o "imprevisível" (no sentido positivo) Pedro Salvador, frente a outra ganadaria dura, a de Ernesto de Castro.
Ontem em Santo António das Areias, frente aos dois piores toiros da corrida, viu-se um Marco José esforçado e cheio de valor, na noite em que assinalava mais um aniversário da sua alternativa. Brindou a seu Pai e também ao Maestro Paulo Caetano, seu padrinho de alternativa e rubricou duas lides brilhantes, pela entrega e pelo pundonor.
Sónia Matias esteve valente e decidida frente a dois toiros que também não facilitaram e que cedo procuraram as tábuas. Pena que os toiros não ajudassem. Foi uma noite de "muita luta".
Joel Zambujeira (foto ao lado), cabo dos Amadores de Cascais, ganhou o prémio para a "melhor pega", executada com garbo ao primeiro intento. Pelo seu grupo, pegou ainda Luis Amador, a dobrar a sesgo o lesionado Hugo Grilo, que recolheu à enfermaria.
Pelos Amadores de Portalegre pegaram Alexandre Lopes (à primeira) e António Cary (à segunda) e pelos de Arronches foram "caras" Ricardo Martins e Filipe Redondo, ambos à primeira tentativa.
Agostinho Borges dirigiu bem a corrida, como é seu timbre.

Fotos Hugo Teixeira/diariotaurino.blogspot.com