domingo, 15 de julho de 2012

Madrid: "El Juli" critica excessivo "trapio" dos novilhos deste Ciclo Internacional

Jesús Fernández sofreu duas cornadas, de um toiro de Murteira Grave,
na primeira novilhada do ciclo no passado dia 1
Colhida de Juan Viriato, há oito dias em Las Ventas
O novilheiro colombiano Juan Viriato, colhido no passado domingo,
quando esta semana abandonava a Clínica La Fraternidad, em Madrid



A propósito da cornada sofrida pelo novilheiro colombiano Juan Viriato, há oito dias, no segundo festejo do Ciclo Internacional de Novilhadas em Madrid, em cuja terceira eliminatória participa logo à noite o diestro português Manuel Dias Gomes (foto da direita), o matador Julián López "El Juli" (foto da esquerda) teceu na sua página web severas e oportunas críticas ao "excessivo trapio" dos novilhos que estão a sair ao ruedo de Las Ventas, tendo em conta que se trata de novilhadas para dar oportunidade a novos toureiros.
"Parece-me uma autêntica vergonha que um novilheiro se tenha que pôr diante de um 'torazo'... é ir contra o futuro do toureio... estamos a mostrar o toureio ao revés. Quantas tragédias terão que ocorrer para que aprendamos? Não nos esqueçamos que os que se têm que colocar diante do toiro são pessoas e, neste caso, novilheiros que não teriam que passar por isto", disse o famoso matador.
As duas primeiras edições deste Ciclo de Novilhadas na Monumental de Madrid ficaram tragicamente marcadas por graves cornadas sofridas, no primeiro dia (1 de Julho) por Jesús Fernández, colhido por um toiro de Murteira Grave e Juan Viriato, colombiano, vítima também de grave cornada no domingo passado.
Também para a novilhada desta tarde estão apartados seis novilhos-toiros com enorme "trapio", cinco da ganadaria de Luis Algarra e um de Yerbabuena, que será o segundo do lote do novilheiro português.

Fotos www.las-ventas.com, Hugo Teixeira e Juan Pelegrín