segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ontem em Montemor: Caetano "bordou o toureio" com o "Temperamento"!

Verdadeiramente antológica a primeira actuação de Moura Caetano
ontem em Montemor com o cavalo elástico "Temperamento"!
Momentos da lide do segundo toiro de Caetano com o "Xispa"

Miguel Alvarenga - João Moura Caetano "bordou o toureio" ontem na praça de Montemor-o-Novo com o fantástico cavalo "Temperamento" no seu primeiro toiro, segundo da ordem, um potente exemplar da ganadaria de Herdade de Pégoras. O cavalo, com o ferro do rejoneador espanhol Javier San José, que inicialmente pertenceu a Pablo Hermoso e depois lhe foi comprado por Manuel Lupi, a quem Moura Caetano o adquiriu este ano, depois de o cavaleiro da Barroca D'Alva anunciar que suspendia a sua actividade, é um "cavalo elástico", que entra e sai dos terrenos do toiro com uma facilidade tremenda e que, como me referiu João Cortesão, "está num momento único e 'encontra toiro' em todo os terrenos".
A actuação de João Moura Caetano foi de verdadeira antologia, com recortes "do outro mundo" na cara do toiro, com "batidas" em terrenos de grande compromisso e ferros deixados com uma emoção de "parar corações". Foi, sem dúvida, a grande actuação do jovem cavaleiro de Monforte nesta temporada e, talvez mesmo, uma das melhores de sempre por si protagonizadas - candidatando-se mesmo a ser "a actuação" do ano em arenas nacionais. Não se descreve. Espero que haja pelo menos um video dela, não sei, para que todos possam viver os sentimentos e as emoções que todos nós vivemos ali, ontem, na praça de Montemor.
No seu segundo toiro, voltou a estar "acima da média" com o cavalo "Xispa", voltou a deixar o público montemorense em delírio. Mas já nada superava, de maneira alguma, fosse o que fosse (e foi tudo muito bom), aquela primeira actuação com o "Temperamento"!
Um triunfo magistral, a anteceder a corrida do próximo domingo, dia 9, em Monforte, onde João Moura Caetano, filho do Maestro Paulo Caetano, irá enfrentar sózinho, seis toiros.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemiilio@gmail.com