terça-feira, 14 de maio de 2013

Maestro Joaquim Bastinhas recorda: "Os meus cavalos toureiros!"

"O 'Piropo' foi o cavalo com que mais toureei. Cerca
de quatrocentos e picos toiros!"
O famoso cavalo "Palmela"; e, nas fotos de baixo, o "Trinco"
(à esquerda) e o "Xeque-Mate" (à direita)



Ao longo dos seus trinta anos de alternativa, muitos foram os cavalos, que passaram pela quadra de toureio de Joaquim Bastinhas - que na próxima quinta-feira vai assinalar a efeméride na nocturna do Campo Pequeno. No entanto, apenas alguns, em momentos chave do seu percurso taurino, marcaram a trajectória do toureiro, catapultando-o para o difícil e restrito circulo, de figura do toureio, no qual se mantém há já três décadas. 
Joaquim Bastinhas recorda-os nos seguintes termos:
"O 'Guiso' tinha o ferro de meu pai, Sebastião Tenório e foi o meu primeiro cavalo de bandarilhas e o que me deu a conhecer junto do público. Depois o 'Trinco' (filho do 'Firme', Andrade e da 'Heroína', ferro Romão Tavares, inteiro, Lusitano e com o ferro Romão Tavares) cimentou-me nos pares de bandarilhas e confirmou-me como toureiro. O 'Piropo' (filho do 'Piton'. ferro Veiga e de uma égua da mesma linha, castanho, Lusitano e inteiro) foi sem dúvida o cavalo com que mais toureei, cerca de quatrocentos e picos toiros. Ostentava também o ferro do meu pai e foi sem dúvida, um grande cavalo de receber os toiros. Citava de praça a praça e tinha um sítio, que podia e deixava mandar-me nos toiros, logo no primeiro estado. O 'Palmela' (filho do 'Emir' e da 'Nociva', castanho, inteiro e com o ferro de D. Pedro Palmela) tinha uma grande qualidade em tudo o que fazia e transcendia-se nos ferros curtos. Foi outro dos cavalos, que me ajudou e destacou como figura do toureio. Quanto ao 'Xeque-Mate', ferro Pinto Barreiros", (filho de um cavalo com ferro Duque de Palmela e uma égua Núncio, baio e castrado) foi um cavalo que utilizei nos curtos e pares de bandarilhas, sendo espectacular e muito exuberante, chegava com facilidade ao público. Já o 'Vip', que tinha o ferro Duarte Lopes, (filho do 'Magic Count' e de uma égua peninsular, baio de pelagem e castrado) destacava-se pela sua beleza própria e natural, assim como pela forma como sempre atacou os toiros".
Apesar de se encontrar bem montado, contando com uma quadra segura, onde se destacam os consagrados, "Queimadoro", "Nilo", "Tivoli", "Conde" e "Tão Fino", aos quais se juntam as novas estrelas, como o "Palmela II", "Cartier" e "Carnaval", entre outros, Joaquim Bastinhas remata as suas opiniões, com uma palavra de apreço e até mesmo de alguma nostalgia, para com as suas estrelas de outras temporadas: "Estão e estarão sempre na minha memória enquanto toureiro, fazendo parte integrante de uma equipa e de tempos maravilhosos, que me realizaram e marcam, como toureiro!". 

Fotos D.R., A. Figueiredo e Emílio de Jesus/Arquivo