segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ontem em Évora: triunfo de Rouxinol e grandes ferros de Salgueiro!

Apesar do mau tempo e também do futebol, a Arena D'Évora registou ontem
uma forte presença de público nas bancadas para assistir à 54ª edição
do mais antigo e mais prestigiado Concurso de Ganadarias nacional
João Pedro Oliveira (Amadores de Évora) fez uma "rotação" de 360 graus
na cara do toiro, na sua primeira tentativa. Felizmente sem consequências graves,
acabou por pegar com galhardia à segunda
Luis Rouxinol não consegue estar mal! Triunfou ontem em Évora!
Brilhante a segunda lide de António Telles, que ontem pareceu acusar
ter toureado ainda tão pouco nesta temporada
Salgueiro: o "génio" veio acima no último toiro da corrida!
Que pena! O bonito exemplar da ganadaria Palha, que acabou por recolher
aos currais por coxear...


Miguel Alvarenga - Luis Rouxinol foi, no contexto das duas actuações, o grande triunfador da corrida de ontem na Arena D'Évora, o 54º Concurso de Ganadarias, que registou uma forte presença de público nas bancadas (três quartos), pese embora o mau tempo que se fez sentir, chovendo torrencialmente momentos antes do espectáculo - o que não incentiva os aficionados a deslocaram-se à praça, apesar de a mesma ser coberta - e também os jogos de futebol que quase à mesma hora eram transmitidos pelas televisões.
Há que destacar ainda a segunda actuação de Salgueiro, última da corrida - em que o "génio" veio acima, cravando ferros como só ele sabe!
António Ribeiro Telles e João Salgueiro destacaram-se apenas, cada qual, num dos toiros dos seus lotes e, quanto a mim, acusaram o facto de terem toureado até aqui menos do que é habitual - muito provavelmente, mercê da polémica questão das "exclusivas", de que foram os primeiros "subscritores"...
Excepção feita ao Palha, um bonito toiro saído em primeiro lugar e que recolheu aos toiros por coxear, não entrando por isso em concurso, os restantes exemplares das ganadarias concorrentes evidenciaram excelente apresentação (verdadeiras estampas!), destacando-se o de Murteira Grave pelo perigo e respeito que impôs e o de Veiga Teixeira, que ganhou merecidamente o prémio "bravura". O de Passanha venceu o prémio "apresentação". Os dois toiros vencedores foram lidados por Rouxinol; ambos os galardões foram unânimemente aplaudidos pelo público e não houve, portanto, como recentemente em Vila Franca, protestos. O toiro de Rio Frio proporcionou uma excelente actuação a João Salgueiro e o de São Torcato, sério e também impondo respeito, foi igualmente lidado pelo cavaleiro de Valada, em último lugar, na mais inspirada lide do toureiro. Telles lidou em segundo lugar um bom toiro "sobrero" de São Torcato, que substituiu o de Palha e que não entrou em concurso. Na generalidade, repito, sairam à arena de Évora bonitos toiros e a impor respeito e emoção, dificultando o labor aos dois grupos de forcados, que mesmo assim desempenharam com galhardia a sua arte.
António Ribeiro Telles andou algo aquém do seu melhor com o toiro de Grave e no fim recusou dar a volta à arena. No seu segundo, o "sobrero" de São Torcato, deu um ar da sua graça numa lide bem desenhada e onde fez gala do classicismo que o caracteriza. Mesmo assim, andou ontem "uns furinhos abaixo" do seu melhor. Todos sabemos que pode mais e que é capaz de muito mais!
Quer no toiro de Veiga Teixeira, quer no de Passanha, Luis Rouxinol esteve à altura, como sempre, do grande momento que vive há já vários anos. Protagonizou duas grandes actuações, nas quais confirmou não apenas a sua excelente forma, como a dos seus cavalos, sendo por isso o grande triunfador da tarde.
João Salgueiro esteve em crescendo no toiro de Rio Frio, primeiro do seu lote, recriando-se com a arte e o valor que continuam a fazer dele um dos primeiros. Teve depois actuação memorável no seu segundo toiro, o exemplar de São Torcato, cravando imponentes ferros "à Salgueiro".
Não foi uma corrida "de outro mundo", mas viu-se com agrado. Na direcção, com competência, esteve Ricardo Pereira.
Bom desempenho de todos os bandarilheiros em praça, nomeadamente João Ribeiro "Curro", António Telles Bastos, Ernesto Manuel, David Antunes, Josué Salvado, Gonçalo Simões e Manuel dos Santos "Becas".

Fotos M. Alvarenga e Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com