quinta-feira, 9 de maio de 2013

Toiro "Triplicado" de Pereda abre hoje a Feira de Santo Isidro


Tem o nome de "Triplicado" o toiro da ganadaria de José Luis Pereda (foto de cima) que esta tarde abre em Madrid, na Monumental de las Ventas, a Feira de Santo Isidro, o mais importante ciclo taurino do mundo, que se prolongará até dia 1 de Junho, prosseguindo depois até 9 com a Feira da Arte e da Cultura.
Os toiros desta tarde oscilam entre os 501 e os 598 quilos e vão ser lidados e estoqueados pelos matadores espanhóis Diego Urdiales, Leandro e Morenito de Aranda. A corrida tem início às 19 horas (hora espanhola).
João Moura (que faz a sua despedida de Madrid) e Miguel Moura (que se apresenta na mais importante praça de toiros do mundo, tomando simbolicamente a "alternativa") são os únicos toureiros portugueses presentes nos cartéis da Isidrada. Actuam no dia 25 repartindo cartel com Pablo Hermoso de Mendoza.
Na Feira da Arte e Cultura toureiam Rui Fernandes, João Moura Caetano e Francisco Palha (a 2 de Junho) e ainda João Moura Jr. a 9, lidando-se nesta tarde seis toiros da também ganadaria portuguesa de Maria Guiomar Cortes de Moura, de Monforte.
A primeira corrida de rejoneio (cavaleiros) da Isidrada tem já lugar no próximo sábado, dia 11, com cartel formado por Diego Ventura, Leonardo Hernández e Mariano Rojo, que toma a alternativa.
Um dos cartéis rodeados de maior expectativa é o do próximo dia 18 (sábado), em que Alejandro Talavante se encerra com seis toiros da temida ganadaria de Victorino Martín.
Ricardo Relvas, correspondente do "Farpas" em Espanha, é o único jornalista português credenciado pela empresa de Madrid para fazer a cobertura da Feira.

Fotos las-ventas.com e D.R.