segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Nasce em Almeirim a primeira Academia de Toureio a Cavalo



Novidade louvável: num país que é a Pátria do Toureio Equestre e onde proliferam as muitas escolas para aprender a tourear a pé, eis que acaba de surgir a primeira Academia de Toureio a Cavalo.
Sediada na Quinta da Padilha, em Almeirim, esta primeira escola para aprendizagem do toureio a cavalo deve-se a Jorge D'Almeida (foto ao lado), que a acaba de criar, fazendo-se valer dos seus conhecimentos, da sua experiência e da sua grande vontade de ensinar.
"Fazia falta em Portugal uma escola que ensinasse aqueles que querem ser cavaleiros tauromáquicos e aperfeiçoasse quem já pratica a arte. Existem muitas escolas de toureio a pé, mas estranhamente nunca ninguém se lembrou de criar uma escola para cavaleiros e infelizmente andam aí alguns a tourear sem bases e sem escola", explica Jorge D'Almeida (que embora afastado das lides, regressará em 2014 para comemorar os seus 25 anos de alternativa), o grande mentor desta Academia de Toureio a Cavalo que tem o seu nome (Academia "Jorge D'Almeida").
"Não apenas eu, mas outros cavaleiros que irei convidar, darão estágios aos alunos, que têm também à sua disposição quartos e apartamentos para aqui permanecerem o tempo necessário à sua formação. Os preços são acessíveis e estão disponíveis várias modalidades, ou seja, vários 'cursos' serão aqui ministrados", acrescenta.
Por enquanto, são alunos da nova Academia os cavaleiros praticantes David Gomes e António D'Almeida (filho de Jorge) e também o espanhol Álvaro San Emeterio, natural de Santander e que se estabeleceu em Portugal, tendo ontem terminado a sua primeira temporada como rejoneador vencendo o Bolsín que se realizou em Alpalhão (Portalegre).

Fotos D.R./@Praça do Campo Pequeno/Facebook e Emílio de Jesus