sábado, 18 de janeiro de 2014

Feliciano Reis: morre último dos 8 fundadores do Grupo de Montemor


Com 92 anos de idade, faleceu no passado dia 8 de Janeiro o último dos oito elementos que no ano de 1939 fundaram o Grupo de Forcados Amadores de Montemor, um dos mais antigos e dos melhores do país - Feliciano José Alface dos Reis.
Médico veterinário de profissão, nascido a 13 de Novembro de 1921, Feliciano dos Reis integrou a primeira formação do afamado grupo de forcados que este ano assinala 75 anos de actividade e é um verdadeiro ex-libris da cidade de Montemor e de Portugal. A estreia do grupo ocorreu em 4 de Setembro de 1939.
O grupo era chefiado em 1943 por Simão Malta e composto por José Manuel Malta, José Antas, Feliciano Reis, Joaquim Capela, Ernesto Carneiro, Francisco Castro e Cipriano Palhinha, aos quais se viriam a juntar nos anos seguintes forcados como Murteira Correia, José Reis, António Patrício e José Lagarto, entre outros. Segundo recorda o próprio Grupo de Montemor na sua página web, o mestre destes jovens e promotor do grupo foi Gabriel Barata, que apesar de ser natural de Montemor, pertencia, à época, ao Grupo de Forcados de Santarém.
Segundo António Vacas de Carvalho, autor do livro "Forcados Amadores de Montemor", Feliciano Reis foi descrito pelos seus companheiros da altura como "o forcado que se distinguia na correcção e elegância a citar toiros".
À ilustre Família enlutada e ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor, apresentamos as mais sentidas condolências.

Foto D.R./@Grupo de Forcados Amadores de Montemor