sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

José Luis Gonçalves sem melhoras

José Luis Gonçalves nos seus inícios, com o saudoso bandarilheiro João Villaverde,
numa fotografia de João Queiroz; e, em cima, numa das suas últimas exibições em
privado, num tentadero, pouco antes do acidente, numa foto de H. Frederico


Sete meses depois do gravíssimo acidente que sofreu ao cair de umas escadas nos estúdios da produtora Endemol, quando participava no ensaio final do programa "Dança com as Estrelas" emitido pela TVI, o antigo matador de toiros José Luis Gonçalves não apresenta melhoras e o seu estado, por muito que isso custe a todos, poderá já não sofrer qualquer evolução positiva.
Segundo informações dos (poucos) amigos que o têm visitado no Centro de Reabilitação onde agora está internado, em Cascais, o antigo toureiro "não fala, não se mexe e só abre um olho, está praticamente em estado vegetal e nem percebemos se conhece ou não as pessoas, pois raramente reage".
Isabel, sua Mulher, tem sido a companheira inseparável, estando praticamente todos os dias a seu lado. O toureiro faz fisioterapia ajudado pelos profissionais do centro e raros são os amigos que o visitam.
O antigo matador, que era professor da Academia de Toureio do Campo Pequeno, sofreu danos irreparáveis no cérebro e neste momento já não existem esperanças de que possa recuperar. Custa muito a todos quantos com ele privaram e a todos os que admiraram a sua fantástica carreira nas arenas - mas a verdade é esta.

Fotos D.R.