sábado, 4 de janeiro de 2014

Schumacher em situação idêntica à de José Luis Gonçalves



Embora ocorridos em cenários distintos, os acidentes sofridos pelo antigo matador de toiros português José Luis Gonçalves (foto da direita) e o sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher (foto da esquerda) deixaram os dois em situação clínica muito semelhante.
Ambos foram vítimas de graves traumatismos crânio-encefálicos que terão provocado lesões cerebrais irreversíveis que, à partida, condicionarão o seu futuro.
José Luis Gonçalves está desde há um mês internado num centro de reabilitação em Cascais, sujeito a sessões diárias de fisioterapia que têm por objectivo melhorar o mais possível a sua locomoção motora. O antigo toureiro mal articula as palavras, raramente abre os olhos e só se move ajudado - situação que dificilmente se alterará no futuro.
Schumacher, vítima de queda no passado domingo quando esquiava nos Alpes franceses, embateu com a cabeça numa rocha e está em estado de coma induzido num hospital de Grenoble, depois de já ter sido duas vezes operado à cabeça. Segundo Sabine Kehm, porta-voz do antigo campeão da Fórmula 1, o seu estado é "crítico, mas estável".

Fotos D.R. e Emílio de Jesus