terça-feira, 1 de julho de 2014

As ÚLTIMAS da Festa Brava


PÓVOA DE VARZIM Rematado o cartel da TV/Norte
António Ribeiro Telles (na foto), Filipe Gonçalves, Marcos Bastinhas, Manuel Lupi, Duarte Pinto e Ana Rita são os seis cavaleiros da tradicional Corrida RTP/Norte na noite de 25 de Julho (sexta-feira, com início às 22 horas) na praça da Póvoa de Varzim. Os toiros são da ganadaria de Manuel Coimbra e as pegas vão estar a cargo dos forcados de Coruche e do Aposento da Moita, respectivamente comandados por Amorim Ribeiro Lopes e José Pedro Pires da Costa. Haverá troféus em disputa para a melhor lide e a melhor pega. A organização desta corrida pertence a Rui Bento e à Sociedade Campo Pequeno.

CORRIDA TV NA FIGUEIRA Sónia é cabeça de cartaz
Quanto à Corrida TV/Centro, a 15 de Agosto na Figueira da Foz, outra organização da empresa do Campo Pequeno, o cartel ainda não está oficialmente rematado. Sónia Matias será aqui a cabeça de cartaz num elenco onde deverão entrar Brito Paes, Telles Bastos, Tomás Pinto e talvez Botero. Como ontem foi noticiado, a temporada no Coliseu Figueirense abre no dia 3 de Agosto com os cavaleiros António Telles, João Moura Jr. e João Maria Branco e os forcados de Santarém e Lisboa, com toiros de Romão Tenório.

MONFORTE João Augusto Moura estreia ganadaria
João Augusto Moura fará a estreia da sua renovada ganadaria de Torre de Onofre na corrida que no próximo dia 17 de Agosto, adianta o blog "diário taurino", se vai realizar em Monforte. Actuam os cavaleiros João Moura, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas e pegam os forcados de Monforte e provavelmente outro grupo.


JOSÉ M. CORTES Livro na próxima quinta-feira
Francisco Romeiras, MIguel Soares e o Grupo de Forcados Amadores de Montemor fazem na próxima quinta-feira, dia 3, pelas 17h30, na praça de toiros do Campo Pequeno (onde pelas 22 horas tem lugar a 50ª Corrida TV) a apresentação do livro "José Maria Cortes - Um Forcado para a História". O lançamento do livro ocorre quando passa um ano sobre a morte do antigo cabo dos Forcados de Montemor. Na última sexta-feira, mais de duas centenas de amigos do saudoso forcado reuniram-se em Lisboa na Igreja de S. João de Deus, onde foi celebrada missa por sua alma.

TOUREIO.PT Site de Hugo Calado assinala 10 anos 
O site "toureio.pt", de Hugo Calado, assinala neste mês de Julho o seu 10º aniversário. Foi um dos pioneiros na informação taurina digital. Para comemorar a efeméride, o site vai entrevistar várias personalidades do nosso mundo tauromáquico que farão uma análise aos últimos dez anos da nossa Festa e também uma antevisão do futuro.

ANTÓNIO FERRERA 6 Miuras na Feira de Málaga
O jornal "La Opinion" adianta hoje que o matador António Ferrera se encerrará com seis toiros da temida ganadaria de Miura na próxima Feira de Málaga em Agosto. Os cartéis estão praticamente rematados e o prato-forte do ciclo será o "mano-a-mano" de Pablo Hermoso de Mendoza e José Tomás no dia 23. "El Cid", Javier Castaño e Manuel Escribano enfrentam no dia 18 os toiros de Victorino Martín. No dia 20, "El Juli", Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante toureiam a corrida de Victoriano del Rio. "El Juli" repete a 22 com Ponce e Morante, frente a toiros de Zalduendo. Uma feira em grande!

TERTÚLIA "FESTA BRAVA" Almoço dia 12 em Azambuja 
Agora sediada em Azambuja - depois do incêndio que destruiu a sua histórica sede em Lisboa, na Praça da Alegria - a Tertúlia "Festa Brava" vai voltar a levar a efeito os seus tradicionais almoços/charlas taurinas, o primeiro dos quais será já no próximo dia 12 no Centro Hípico da Azambuja, tendo como convidado o matador Mário Coelho. Serão leiloados cartazes e bilhetes antigos e os valores angariados revertem a favor da reconstrução da nova sede da tertúlia. O preço do almoço é de 15 euros por pessoa e as inscrições podem ser feitas através do telem. 912080276 ou pelo mail tertuliafbrava@gmail.com


JOÃO MARIA BRANCO Entrevista ao "mundotoro.com"
Depois do retumbante triunfo de sábado em Évora - "uma das melhores faenas que realizei na minha carreira", afirma - o jovem cavaleiro João Maria Branco dá hoje uma destacada entrevista ao site espanhol "mundotoro.com", onde afirma "algo vai acontecer na quinta-feira em Lisboa", onde actuará ao lado de António Telles e Vitor Ribeiro na 50ª edição da prestigiada Corrida TV, transmitida em directo do Campo Pequeno pela RTP a partir das 22 horas. "Estou seguro de que vai ser um grande espectáculo. Além de tudo, é televisionado e é uma estupenda oportunidade para que surjam novos contratos", afirma o jovem ginete de Estremoz.


Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com