sábado, 5 de julho de 2014

As ÚLTIMAS da Festa Brava

MOURA JR. Contrato milionário para os States
João Moura Jr. estreia-se em Setembro, dia 15, na Califórnia, actuando numa única corrida em Gustine. Um contrato milionário, ao que consta. Em Espanha, continua a marcar a diferença, em patamares bem altos: dia 8 de Agosto toureia em Vitória com Pablo Hermoso de Mendoza e Sérgio Galán; e dia 9 em Pontevedra, com Andy Cartagena e Diego Ventura. A próxima em Portugal é a 3 de Agosto na Figueira da Foz, com António Telles e João Maria Branco.
MARA PIMENTA Prova de praticante na Azambuja
A princesa do toureio a cavalo, Mara Pimenta, presta prova para praticante no próximo dia 3 de Agosto num festival na praça de Azambuja. A jovem cavaleira, que na próxima sexta-feira, dia 11, actuará na Póvoa de Varzim, estrear-se-à de casaca lidando um novilho no concurso de ganadarias da Feira de Alcochete, a 10 de Agosto.
CAMPO PEQUENO As primeiras novidades de Agosto
As primeiras novidades para as corridas de Agosto no Campo Pequeno: dia 7, lidam-se toiros de Canas Vigouroux e o cartel é de seis cavaleiros, pegando em solitário os Forcados Amadores de Lisboa. Sónia Matias deverá ser a cabeça de cartaz e do elenco podem fazer parte, para já, Gilberto Filipe, Paulo Jorge Santos e Tomás Pinto. A 21, frente a um imponente curro de toiros de António Silva (Herdeiros), actuarão três cavaleiros num cartel de alta competição. Finalmente, a 28 a corrida será mista e pode marcar a apresentação em Lisboa de Paco Velásquez como matador de toiros.
FEIRA DA MOITA Levantamos a ponta do véu
Ainda sem confirmação da empresa "Aplaudir", adiantamos as primeiras novidades, também, para a próxima Feira da Moita: o ciclo iniciar-se-à a 15 de Setembro (segunda-feira) com uma novilhada das escolas de toureio; a corrida de terça-feira, dia 16 (feriado local) será mista com dois cavaleiros e o matador Pedrito de Portugal, podendo também entrar a cavaleira Mara Pimenta na lide de um toiro; na quarta-feira, 17, é certa a presença do matador local Sérgio Santos "Parrita", que pode alternar com mais dois matadores (Nuno Casquinha e Paco Velásquez) ou encerrar-se com seis toiros; o cartel-forte de quinta-feira, 18, será de seis cavaleiros (concurso de ganadarias), estando praticamente confirmadas as presenças de João Moura, Luis Rouxinol, Rui Fernandes e Manuel Lupi; na sexta, dia 19, na tradicional Corrida do Fogareiro, podem vir toiros espanhóis de José Luis Pereda e o elenco será também de seis cavaleiros.
CORRIDA RTP Assim, não!
A Corrida TV, transmitida anteontem pela RTP da praça do Campo Pequeno, primou pela promoção de uma nova telenovela do canal estatal... Foram entrevistadas várias vedetas na bancada, em detrimento do que se ia passando na arena. O momento alto da noite foi a entrevista de Helena Coelho ao novo matador de toiros português, Paco Velásquez: a repórter quis saber porque raio o toureiro foi tomar a alternativa no México e não o fez em Portugal, ignorando por completo que cá pelo burgo não se concedem alternativas de matador de toiros... Com tanta "parvoeira" junta, ainda acham que vale a pena enviar mail's ao Provedor da RTP a manifestar a nossa imensa gratidão por terem transmitido uma tourada?..
FORCADOS DE ÉVORA Corridas de três grupos
O Grupo de Forcados Amadores de Évora emitiu um comunicado informado as empresas e os aficionados de que passará a actuar em corridas de três grupos de forcado "quando assim entendermos ser benéfico para esta instituição" - o que não acontecia antes. A única excepção, frisam, será em praças de primeira categoria, as quais "estão definidas pela Associação Nacional de Grupos de Forcados".

PABLO HERMOSO Mouras nos 25 anos de alternativa
João Moura e seu filho Miguel actuarão a 18 de Agosto na Feira de Tafalla (Navarra, Espanha), na corrida comemorativa dos 25 anos de alternativa de Pablo Hermoso de Mendoza. Os toiros são da ganadaria lusa de Rosa Rodrigues e actuam ainda Fermín Bohórquez, Manuel Manzanares e Ginés Cartagena.

MONTIJO Nova vaga em competição a 23 de Agosto
João Moura Caetano, Miguel Moura, Salgueiro da Costa e Mara Pimenta na Corrida das Vindimas a 23 de Agosto na Monumental do Montijo. Um cartelazo de competição entre as figuras da nova vaga.

SETÚBAL Rematado o cartel de 26 de Julho
Já rematado o cartel da primeira corrida da temporada em Setúbal, a 26 de Julho (Feira de Santiago): toiros de Branco Núncio (para lide a cavalo) e de Paulo Caetano (para lide a pé), os cavaleiros João Moura e Rui Fernandes e o regresso do matador Pedrito de Portugal. Nas pegas, os grupos de forcados do Montijo e de Alcochete.

Fotos D.R.