"Um pleno hino ao Toiro Bravo" - é o comentário da empresa "Tauroleve" à imponente corrida de toiros da ganadaria de Mestre David Ribeiro Telles que esta tarde, a partir das 18 horas, sairá à arena da carismática praça "Palha Blanco" para a tradicional corrida mista das festas do Colete Encarnado, onde se homenageia a memória do saudoso matador vilafranquense José Falcão, o único que morreu em Espanha vítima de cornada, há 40 anos, na arena de Barcelona.
Actuam esta tarde em Vila Franca os cavaleiros António Ribeiro Telles e João Ribeiro Telles Jr. e os matadores António João Ferreira e Nuno Casquinha, pegando em solitário os Forcados Amadores de Vila Franca, sob o comando de Ricardo Castelo.
Os toiros já se encontram nos currais da "Palha Blanco" e têm pesos "acima do normal": os quatro apartados para a lide equestre, de que serão lidados três (abre a corrida a lide a duo dos Telles e na segunda parte lidarão um cada), têm os seguintes pesos: 670 quilos (nº48), 550 (nº51), 660 (nº 52) e 605 (nº 54). Os destinados à lide a pé (serão lidados quatro, dois por cada matador) têm estes pesos: 480 quilos (nº 45), 515 (nº 60), 585 (nº 64), 555 (nº 65) e 595 (nº 67).
A corrida inicia-se às 18 horas e o tempo está estável, com calor.
Fotos Florindo Piteira/cortesia "Tauroleve"