sexta-feira, 4 de julho de 2014

Francisco Borges sem lesões graves e já em casa

Pedro Maria Gomes, cabo dos Amadores de Lisboa, foi o primeiro a socorrer
Francisco Borges (dos Amadores de Montemor) ontem à noite na arena do
Campo Pequeno, quando o forcado ficou inanimado
Francisco Borges (pai) viveu ontem momentos de dramatismo e angústia depois
da aparatosa colhida do filho na arena do Campo Pequeno
A Mãe de Francisco Borges quando ontem corria para a enfermaria, depois do filho
ter sido retirado da arena inanimado, vendo-se também na foto, à sua frente, o
ganadeiro e antigo forcado Jorge Mendes, também ele pai de um actual elemento
dos Amadores de Montemor. Na foto de baixo, o jovem forcado quando brindava a
sua pega aos antigos cabos do grupo António José Zuzarte e João Cortes e também
a antigos elementos que pegaram na 1ª Corrida TV há 50 anos e ontem se
encontravam na praça

Não sofreu qualquer lesão grave, graças a Deus e já se encontra em casa, em Lisboa, depois de ter estado a noite em observação no Hospital de Santa Maria, o valente forcado Francisco Borges (na foto ao lado), vítima de violenta e impressionante colhida ontem à noite no Campo Pequeno quando tentava executar a pega ao quinto toiro da noite, da ganadaria Murteira Grave.
"O Francisco foi primeiro socorrido pela equipa médica da praça na enfermaria e depois transportado para Santa Maria, onde os médicos suspeitaram inicialmente de uma lesão na cervical, mas felizmente isso não se confirmou. Fizeram-lhe um segundo exame (TAC) exactamente para confirmar a não existência dessa lesão e o médico neurocirurgião que ontem o observou em Santa Maria disse-nos que não havia nenhuma lesão grave. Foi um susto enorme, mas graças a Deus sem consequências de maior", disse ao "Farpas" o pai do forcado, Francisco Borges, antigo elemento dos Amadores de Montemor.
Francisco Borges, recorde-se, foi o forcado também esfaqueado no ano passado em Alcácer, na rixa em que perdeu a vida José Maria Cortes, o saudoso cabo do grupo montemorense, cuja fotobiografia foi ontem apresentada, à tarde, no Campo Pequeno. Recuperado dos ferimentos sofridos nessa triste ocorrência (duas facadas), voltou ainda na temporada passada a pegar e foi mesmo o forcado mais premiado do ano. Os pais assistiam ontem à corrida e a Mãe correu para a enfermaria, em estado de choque, quando o filho foi retirado da arena inanimado. Felizmente, o pior está passado. Embora residente em Évora, Francisco está em Lisboa, em casa de familiares, onde deverá permanecer os próximos dias em repouso. Daqui lhe endereçamos votos de rápido restabelecimento.

Não perca, já a seguir, a sequência dramática da violenta colhida.

Fotos M. Alvarenga