quinta-feira, 10 de julho de 2014

João Moura em forma reaparece amanhã em Évora



"Sinto-me bem, estou recuperado e era importante voltar a tourear. Foram quase dois meses parados, mas graças a Deus encontro-me bem, sinto-me em forma e amanhã estarei em Évora. Não podia faltar a uma corrida em que homenageia a memória de um Toureiro como Mestre João Núncio, com quem tive ainda a honra e o orgulho de tourear nos meus começos. Vai ser uma corrida boa e de grande emoção, com um grande cartel e a presença do neto e dos dois bisnetos do Mestre" - palavras do Maestro João Moura, a 24 horas do seu regresso às arenas, amanhã à noite em Évora, depois do traumatismo crânio-encefálico motivado por queda de cavalo em 22 de Maio na sua quinta em Monforte e que o fez perder várias corridas.
"Agora, sim, sinto-me finalmente em condições. Lamentavelmente, tive que faltar a algumas corridas porque não estava a cem por cento e só queria reaparecer quando o estivesse", acrescenta.
Frente a toiros da ganadaria Branco Núncio, João Moura é amanhã à noite o cabeça de cartaz da grande corrida que se vai realizar na praça de Évora e onde alternará com António Ribeiro Telles, Francisco Núncio, Manuel Lupi e os jovens Francisco Núncio (filho) e António Núncio, filhos de Francisco Núncio. As pegas estarão a cargo dos forcados de Évora e Moura. Haverá fados no momento da recolha dos toiros, com Francisco Sobral e o conjunto de guitarras de João Núncio (também neto do Califa de Alcácer).
"Vai ser uma noite grande de toiros, sinto-me preparado e emocionado por regressar às arenas", preconiza João Moura que, dias depois, no próximo dia 17, terá outro importante e emotivo desafio pela frente: no Campo Pequeno, na Corrida "Correio da Manhã", vai dar a alternativa ao seu filho Miguel, o segundo a tornar-se cavaleiro profissional. Nessa noite, os alternantes vão ser Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos Bastinhas, frente a toiros de Passanha.
"Será outro momento marcante na minha carreira, dar a alternativa ao meu filho Miguel, depois de já a ter dado ao João. É outra noite que promete", afirma João Moura, que aproveita para agradecer "a todos os que nestes quase dois meses me apoiaram e se preocuparam com o meu estado de saúde. Felizmente, o pior está passado. Amanhã, marcamos encontro na praça de Évora!".

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com