quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"Quim-Zé" Correia: a morte no Campo Pequeno há 48 anos

A última entrevista
Nas cortesias, as últimas, no festival de 16 de Outubro de 1966
no Campo Pequeno. Morreria momentos depois, quando lidava
o toiro "Carvoeiro" da ganadaria de José Lupi (Rio Frio)
16 de Outubro de 1966: o cartaz da fatídica tarde. "Quim-Zé" cumpria neste
dia 21 anos de idade
Março de 1966, a sua primeira actuação da temporada no Campo Pequeno,
onde viria a morrer no mês de Outubro
Em Julho de 1966, "Quim-Zé" toureou na 4ª Corrida TV em Lisboa


Cumprem-se exactamente hoje, 16 de Outubro, 48 anos sobre a trágica morte na arena do Campo Pequeno do cavaleiro Joaquim José Correia "Quim-Zé", colhido pelo toiro "Carvoeiro" da ganadaria de José Lupi (que com ele alternava nessa fatídica tarde) quando montava o cavalo "Tirol".
Nascido a 16 de Outubro de 1945 em Évora, o malogrado cavaleiro cumpria o seu 21º aniversário na tarde em que morreu. Actuava graciosamente no Campo Pequeno no festival que todos os anos era organizado por João de Castro a favor do Orfanato-Escola Santa Isabel - espectáculo que todos os anos encerrava a temporada lisboeta e que não mais voltou a realizar-se depois desta tragédia.
"Quim-Zé" Correia era no momento uma das mais promissoras figuras do toureio a cavalo, no qual apostara forte o empresário Manuel dos Santos. Nesse mesmo ano de 1966, toureara em Lisboa em Maio na corrida de reaparição do matador espanhol Juan Garcia "Mondeño" e em Julho integrara o cartel da 4ª Corrida TV. Recebera a alternativa um ano antes, também no Campo Pequeno, a 18 de Abril de 1965 (Domingo de Páscoa), apadrinhado por D. José de Atahyde.
A tragédia na tarde de 16 de Outubro de 1966 ocorreu quando o cavalo "Tirol" escorregou logo no início da lide (estava uma tarde de chuva e o piso apresentava-se escorregadio), caindo sobre o cavaleiro, que mesmo assim ainda sofreu a forte investida do toiro, ficando de imediato inconsciente na arena. Transportado ao Hospital de Santa Maria, já ali deu entrada em estado de morte cerebral, vindo o óbito a ser confirmado ao início da noite. O seu funeral foi o primeiro cortejo fúnebre a passar na Ponte Salazar, que fora inaugurada nesse mesmo ano.
Embora natural da cidade de Évora, Joaquim José Antunes Correia residia há alguns anos na Cova da Piedade. Ainda no Alentejo, dera os primeiros passos e recebera os primeiros ensinamentos de Mestre Simão da Veiga e de António Anão, famoso equitador do Redondo. Nos anos 60, o empresário Manuel dos Santos elegera-o para rivalizar com o toureiro da época, o saudoso José Mestre Batista.
"Quim-Zé" foi o segundo cavaleiro a morrer na arena do Campo Pequeno, depois de Fernando de Oliveira em 1904.

Fotos D.R.