domingo, 15 de fevereiro de 2015

Manuel Gonçalves morreu há cinco anos


Manuel Gonçalves deixou-nos há cinco anos. O mais famoso empresário taurino do final do século passado faleceu a 13 de Fevereiro de 2010, vítima de queda numas escadas da casa que adquirira e recuperara na sua aldeia natal, Mizarela, no concelho da Guarda - em cujo cemitério foi sepultado a 16 do mesmo mês.
Empresário de sucesso (taurino e não só) em Moçambique ao longo de muitos anos, regressou a Portugal depois da "descolonização" e estabeleceu-se em França, onde durante cerca de vinte anos geriu algumas das principais praças de toiros daquele país.
De novo regressado a Portugal, foi nos anos 80 empresário do Campo Pequeno e depois de muitas mais praças. Criou, entre outras, a tradicional Corrida da Rádio Renascença, que durante largas temporadas esgotou a lotação da Monumental de Santarém e foi também co-organizador das célebres corridas da Casa de Pessoal da RTP.
Astuto, de uma seriedade acima de qualquer suspeita, afável e com uma visão demasiado avançada para a época, Manuel Gonçalves foi protagonista de inúmeros sucessos empresariais no campo da tauromaquia e marcou uma época. Nada mais voltou a ser igual depois da sua morte. Recordamo-lo e prestamos-lhe homenagem com a maior das saudades.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com