segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Mourão: "El Cid" marcou abertura da nossa temporada

Ontem em Mourão, primeiro festejo da temporada nacional teve praça cheia e
valeu pela faena de "El Cid"


Fernando José (texto e fotos) - Sol, mas muito frio e praça completamente cheia. Foi assim a abertura oficial da nossa temporada, ontem, na pequena e bem cuidada praça de toiros de Mourão.
Organizado pelo Dr. Joaquim Grave (foto ao lado), o fetsival integrado nas festividades de Nossa Senhora das Candeias foi pretexto para que os aficionados se voltassem a reencontrar. Pena que, artisticamente, tudo não tenha passado de uma grande e artística faena do matador sevilhano Manuel Jesus "El Cid" a um belo exemplar da ganadaria Murteira Grave - havendo a acrescentar muito pouco mais.
Rouxinol pai abriu a época mostrando estar em boa forma e "bem equipado de cavalos", abusando contudo de muitos ferros no novilho. Rouxinol Júnior, o filho, esteve melhor, mais desenvolto e simples, sem exceder o limite.
Manuel Escribano fazia a sua estreia em Portugal, mas não foi feliz. Esteve bem nas bandarilhas, mas o novilho apagou-se e o toureiro bem o tentou recuperar, mas não deu mais. No final, agradeceu os aplausos, mas recusou a volta.
Lama de Góngora passou por Mourão com nota positiva e o jovem português "El Juanito" mostrou raça misturada com algum nervosismo perante e ao lado de "gente grande". Aproveitou a oportunidade, mostrou raça de toureiro! O público gostou de ver.
Bem dirigido por Agostinho Borges, o primeiro festejo da temporada nacional contou ainda com a participação dos Forcados de S. Manços, que executaram duas pegas à primeira por intermédio de José Quintas e Pedro Galhardo.