quinta-feira, 4 de junho de 2015

Madrid: estudo revela o forte impacto da Feira de Santo Isidro na economia



Um estudo elaborado pela União de Criadores de Toiros de Lide espanhola (UCTL) em colaboração com a plataforma Economia del Toro, dado a conhecer pela revista "6 Toros 6" na última semana, indica que a Feira de Santo Isidro, em Madrid, mobiliza mais de 650.000 espectadores durante as trinta tarde de toiros, com uma afluência média de 90% em cada festejo.
Isso supõe que este ciclo se consolidou como um dos grandes actos culturais de Espanha, já que poucos eventos são capazes de reunir tanto público. O Open de Ténis de Madrid, por exemplo, ronda os 220.00 espectadores.
Segundo esse estudo, a importância da Tauromaquia traduz ainda uma intensa criação de postos de emprego que se difunde nos distintos sectores, directa ou indirectamente, de toda a actividade gerada pelos festejos taurinos que têm lugar na Monumental de las Ventas, em Madrid, o que implica uma importância fundamental no incremento da economia. Só o funcionamento diário da praça - a primeira do mundo - proporciona 10.500 postos de trabalho ao longo de um mês de corridas. Isto, obviamente, para já não falar do crescimento económico que a Feira de Santo Isidro proporciona, durante todo um mês, a nível da hotelaria e da restauração.

Fotos M. Alvarenga e João Margalho