sábado, 3 de outubro de 2015

Caetano usou em Elvas casaca da alternativa de seu Pai


João Moura Caetano vestiu ontem em Elvas, pela primeira vez, a bonita casaca verde bordada a ouro (foto), desenhada por sua Avó, Dª Marília Lurdes Caetano, usada estreada por seu Pai, Paulo Caetano, há 35 anos na tarde da sua alternativa em Santarém. No ano da comemoração do 35º aniversário da sua alternativa, Paulo Caetano recebeu assim ontem esta significativa homenagem de seu filho, que encerrou a brilhante temporada com um triunfo apoteótico e em noite de alta competição com seu primo João Moura Júnior, que esteve também acima da média e reafirmou a liderança alcançada em 2015 nas principais praças de Portugal e de Espanha. Curiosamente, Moura Jr. estreou também ontem uma casaca azul e oiro que foi a prenda de casamento de sua noiva, Concha Rodríguez, nas vésperas da boda (próximo sábado, dia 10).
A nocturna de ontem no Coliseu de Elvas - de que contaremos tudo amanhã em pormenor - contou ainda com a participação do praticante João Salgueiro da Costa em noite de alguma irregularidade, sem se afirmar, como todos desejavam.
Os Forcados Académicos de Elvas festejaram os seus 15 anos de existência, sendo a pega da noite a quinta, executada por João Restolho ao primeiro intento. Despediu-se Tadeu Galguinho, que pegou também à primeira o quarto toiro da ordem, entregando depois a jaqueta ao cabo António Patrício, recebendo calorosa ovação.
Os toiros de Pontes Dias, de apresentação q.b., tiveram nota alta, investiram bem, proporcionaram êxitos aos cavaleiros e não facilitaram a vida aos forcados. Não se entendeu por que razão o ganadeiro não foi em nenhuma ocasião brindado (como deveria ter sido) com volta à arena.
As bancadas registaram uma presença por metade e a corrida foi dirigida por Marco Gomes (assessorado pelo Dr. José Miguel Guerra) com alguns altos e baixos. O "inteligente", que se apresentou festivamente trajado (casaco beije, calças vermelhas...), tardou a atribuir música, nos dois primeiros toiros, a Caetano e a Moura e quando o último toiro saíu à arena debilitado, tardando o director e o veterinário a assumir a decisão de o mandar recolher, mandou entrar os cabrestos quando Salgueiro ainda estava em praça e só por pouco o cavaleiro não esbarrou com eles quando se dirigia à porta de cavalos... Houve alguma descoordenação.

Foto D.R.