sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Rui Bento faz primeiro balanço: "Esta foi a temporada mais importante desde a reabertura do Campo Pequeno"

Rui Bento (foto de baixo) faz primeiro balanço da temporada do Campo Pequeno
que ontem encerrou com a Corrida de Gala. Foi "a mais importante" desde a
reinauguração da praça em 2006 e estima-se que nos treze espectáculos realizados
tenham passado pelas bancadas da primeira praça do país mais de 50 mil
espectadores

Esta foi "a temporada mais importante do Campo Pequeno desde a sua reabertura, em 2006", afirma Rui Bento (foto ao lado), director de Actividades Tauromáquicas da primeira praça do país, num breve e primeiro balanço depois do encerramento oficial da época (ontem) ao jornal "Correio da Manhã".
"Foi uma época muito consistente a nível artístico e com forte crescimento de público", refere o antigo matador de toiros. Embora os números possam ainda sofrer oscilações, estima-se que cerca de 50 mil espectadores terão passado este ano pelas bancadas do Campo Pequeno nos treze espectáculos que ali foram realizados (doze corridas e uma novilhada de promoção aos novos valores).
"Conquistámos novos públicos, nomeadamente muitos turistas e emigrantes", acrescenta Rui Bento ao "CM", destacando como factos mais relevantes do ano as actuações dos matadores espanhóis "El Juli" e Juan del Álamo, dos novilheiros nacionais "Juanito" e Diogo Peseiro e de duas das maiores figuras do toureio a cavalo, Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura, bem como de vários cavaleiros nacionais, salientando António Ribeiro Telles, João Moura Júnior e Joaquim Bastinhas, entre outros. "Foi também um ano importante para os forcados", lembra Rui Bento, referindo a comemoração do centenário dos Amadores de Santarém na única corrida (23 de Julho) em que a praça esgotou a sua lotação.
Esta temporada que ontem terminou com a Gala à Antiga Portuguesa, foi a décima desde a reabertura do Campo Pequeno em 2006 e como facto digno de destaque, há a que registar a inauguração do Museu Taurino da praça de toiros com mais de 400 peças que ilustram a História do Toureio em Portugal.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.