sexta-feira, 20 de maio de 2016

Cabo de Montemor fala da grande corrida de dia 29 em Almeirim


Fique com o depoimento de António Vacas de Carvalho, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, àcerca da sua participação na corrida do próximo dia 29 em Almeirim, onde recebe a alternativa o cavaleiro João Salgueiro da Costa.

Dia 29 de Maio de 1988, na praça de toiros de Almeirim, João Salgueiro tirou a alternativa, numa corrida de 8 toiros que marcou a história da tauromaquia para sempre.
Passados exactamente 28 anos, o seu filho João Salgueiro da Costa vai também tirar a alternativa numa corrida também de 8 toiros, na mesma praça e no mesmo dia e mais uma vez história vai ser feita.
O Grupo de Forcados Amadores de Montemor esteve presente nesta corrida há 28 anos, onde repartiu cartel com o grupo de Santarém. Esse dia não marcou apenas a história da Família Salgueiro, mas também a da família do Grupo de Montemor, pois foi uma tarde muito dura, mas de enorme sucesso para o nosso Grupo, em que o Luis Neto fez uma das pegas mais duras de sempre e que também marcou a nossa história, a um "toiraço"  seiscentão de Passanha Sobral à quarta. Foram quatro enormes tentativas com um forcado do tamanho do mundo e um grupo a dar tudo o que é possível dar!
Passados 28 anos vamos estar presentes nesta corrida que marcará esta época 2016 e também a história do nosso Grupo e da tauromaquia. Vamos mais uma vez repartir cartel com o grupo de Santarém, como há 28 anos o fizemos.
Todas estas curiosidades dizem muito sobre a Família Salgueiro e também sobre os dois Grupos, e não tenho dúvidas que vai ser uma corrida marcante, que o Grupo de Montemor encara com uma responsabilidade enorme, tal como os elementos que estiveram em praça pelo nosso Grupo há 28 anos o fizeram!

António Vacas de Carvalho

Foto D.R.