terça-feira, 3 de maio de 2016

"El Pana" deve ficar tetraplégico: caso é idêntico ao de "Nimeño"

"El Pana" chegando à praça de Ciudad Lerdo no domingo, com o seu típico
e inseparável charuto e, em baixo, o momento em que era colhido no seu
primeiro toiro, sem gravidade. No segundo é que ocorreu a colhida fatal, de que
ontem aqui publicámos a dramática sequência captada por Óscar Aguillera



As lesões vertebrais sofridas pelo veterano toureiro mexicano Rodolfo Rodríguez "El Pana" são muito idênticas às que um dia vitimaram o matador francês "Nimeño II" (foto ao lado), também por colhida em praça e o mais provável é que fique também tetraplégico - adianta o site aplausos.es, baseado em declarações do Dr. Jorge Uribe, chefe dos serviços clínicos da Associação Nacional de Matadores de Toiros e Novilhos, Rejoneadores e Similares.
"O caso de 'El Pana' é de prognóstico muito grave, é parecido com o caso de 'Nimeño II', se é que consegue sair desta. Dentro de dias espera-se que seja operado, para evitar maiores danos, já que a lesão está lá, não há nada a fazer ", afirma o médico.
"El Pana", de 64 anos, que há dois toureou na praça de Vila Viçosa, foi violentamente colhido pelo seu segundo toiro, depois de haver cortado as duas orelhas ao primeiro, na corrida que domingo se celebrou em Lerdo (Durango, México), caindo "de forma feia" na arena e ficando desde logo inconsciente. Encontra-se internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Torreón, Coahuila, em estado de coma induzido. Hoje mesmo vai submeter-se a uma nova ressonância magnética para precaver um hipotético "choque medular", que comprometeria ainda mais os seus sinais vitais.

Fotos D.R. e Óscar Aguillera