segunda-feira, 2 de maio de 2016

Emotiva homenagem a Fernando Palha ontem em Vila Franca

O emblemático chapéu de Fernando Palha
A filha, os netos e o maioral da ganadaria de Fernando Palha, rodeados por
campinos na arena, ontem na praça "Palha Blanco". Na foto de baixo, os ganadeiros
vencedores do Concurso, Luis Palha (prémio bravura ao toiro de seu Pai, Fernando
Palha) e Pedro Canas Vigouroux (prémio apresentação), com Francisco
Mascarenhas, cabo dos Amadores das Caldas, que ganharam o troféu para o
melhor grupo em praça


Viveu-se ontem na centenária praça "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, uma tarde de toiros recheada de emoções pelo peso e o simbolismo da grande figura cuja memória se homenageava: o ilustre e emblemático ganadeiro Fernando Palha, recentemente falecido.
A praça deveria ter enchido, mas registou uma boa entrada de cerca de três quartos, com os sectores de sombra replectos e algumas clareiras ao sol.
A corrida iniciou-se com a evocação do homenageado, quando a arena estava engalanada por campinos e no centro marcavam presença uma das filhas, Rola Palha e vários netos de Fernando Palha, bem como o maioral da sua ganadaria.
Artisticamente, foi uma grande tarde de toiros com triunfos repartidos pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e Francisco Palha, todos eles em grande nível.
O Concurso de Ganadarias foi muito justamente ganho e sem um único protesto pelos toiros de Fernando Palha (bravura) e Canas Vigouroux (apresentação). O troféu "João Villaverde" para o melhor grupo foi também merecidamente atribuído aos Amadores das Caldas da Rainha, que o disputavam com o Grupo de Vila Franca.
A corrida foi muito bem dirigida por Rogério Jóia e ao intervalo, nos corredores da praça, foi prestada outra homenagem à memória de Fernando Palha, com o descerramento de uma placa e a intervenção de vários oradores. Os seis toiros foram brilhantemente recolhidos a cavalo pelos famosos campinos "Janica" e "Café", que também deram aplaudida volta à arena.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com