segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Gilberto Filipe fecha temporada dia 30 em Évora: "Provarei em praça que quero e mereço mais!"




Considera que ainda não chegou onde queria e diz que trabalha todos os dias “para poder melhorar”. Gilberto Filipe reconhece que é hoje “melhor toureiro do que há algum tempo atrás” e promete que provará e praça que “quero e mereço mais”. No próximo domingo, dia 30, é um dos seis cavaleiros participantes na última corrida do ano em Évora.

- Chegou onde queria? Falta algum degrau para a consagração?
- Não, de maneira nenhuma. Trabalho todos os dias para poder melhorar, sinto que sou melhor toureiro hoje do que há algum tempo atrás, no entanto tenho de o provar em praça todas as tardes, mostrando que quero e mereço mais!
- Termina a temporada em Évora num cartel de figuras, o que podemos esperar desta corrida com um curro de toiros de verdade da ganadaria Veiga Teixeira?
- O cartel está rematado, pois reúne toureiros consagrados com toureiros jovens cheios de vontade de triunfo. O curro é de uma ganadaria histórica, cheio de imponência e trapo. Penso que estão reunidas todas as condições para que haja emoção nesta última corrida da temporada em Évora.
- A par do toureio, tem uma actividade destacada na equitação. Considera importante um cavaleiro tauromáquico ter essas bases, essa escola, toda essa formação?
- Penso que é importantíssimo. Primeiro, se o cavaleiro não domina o cavalo, como consegue dominar o toiro, criando uma harmonia a três entre cavaleiro, toiro e cavalo? A técnica é essencial no toureio a pé como no toureio a cavalo, o conhecimento do toiro é muito importante, mas o conhecimento do cavalo e da sua mecânica não tem menos importância. Daí eu pensar que todos nós, cavaleiros, devemos preocupar-nos cada vez mais com o arranjo dos cavalos, até porque o público gosta de ver um cavalo bonito e bem arranjado.
- Que projectos para a temporada de 2017?
- Vou continuar o trabalho que tenho desenvolvido até aqui, a quadra vai estar mais consolidada, pois tive muitos cavalos novos este ano que em 2017 penso estarem num nível superior, já que têm mais um ano a tourear, mais experiência e mais arranjo. Por isso, penso que vai ser uma época muito boa e importante na minha carreira.

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens