sábado, 22 de outubro de 2016

Hoje é o aniversário de José Luis Gonçalves



Há três anos em estado vegetal e já sem probabilidades de um dia regressar à vida, o matador de toiros José Luis Gonçalves (fotos de cima e, ao lado, com o director do "Farpas") cumpre hoje o seu 51º aniversário natalício. O toureiro angolano continua internado numa clínica de reabilitação em Cascais depois de em 2013 ter sofrido um gravíssim traumatismo crânio-encefálico quando caíu de umas escadas em estúdio, nos ensaios do programa "Dança com as Estrelas" da TVI em que ia participar.
Nascido em Luanda, Angola, em 22 de Outubro de 1965, José Luis Gonçalves sentiu-se atraído pela arte tauromáquica e no início dos anos 80 venceu, conjuntamente com Rui Bento, um concurso pormovido pela empresa do Campo Pequeno e pelo cronista Maurício do Vale denominado "À Procura de Novos Toureiros".
Ainda hoje recordado como um dos mais finos muleteros nacionais e um dos nossos matadores mais artista, José Luis Gonçalves recebeu a alternativa em 1994 em Badajoz, apadrinhado por Juan Mora, com o testemunho de "Finito de Córdoba", confirmando-a no mesmo ano em Madrid com toiros da ganadaria portuguesa de Murteira Grave.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.