segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Presidente da APET faz balanço: menos espectáculos taurinos este ano em Portugal



Em declarações este fim-de-semana à agência Lusa, dadas à estampa no sábado no "Diário de Notícias", o presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho (foto ao lado), considerou que a temporada taurina decorreu "normalmente" face ao contexto económico do país, apesar de uma "pequena redução" no número de espectáculos.
"A temporada decorreu normalmente face ao contexto económico que o país atravessa e, apesar de haver uma pequena redução no número espetáculos, o público correspondeu à chamada", considera Pessoa de Carvalho.
Fonte da Associação Nacional de Toureiros (ANdT) adiantou por seu turno à Lusa que este ano se realizaram 200 espetáculos tauromáquicos em Portugal, menos 15 do que em 2015, situação que Paulo Pessoa de Carvalho encara com "normalidade e dentro do expectável".
"Penso que o nosso mercado tem que se pautar por este número (200 espetáculos). É preferível ter este número, com espetáculos bem montados, do que um número superior e com menos qualidade", defendeu.
Ainda quanto ao número de festejos taurinos, Paulo Pessoa de Carvalho recordou que, nas décadas de 60 e 70 do século passado, realizavam-se, em média, "90 a 100 espetáculos" tauromáquicos em Portugal.
"Há uma subida significativa ao longo dos tempos e este ano o número não foi superior (200 espetáculos) devido ao mau tempo, que conduziu ao cancelamento de muitas corridas de toiros", disse.
Segundo o empresário, que geriu este ano as praças de toiros de Vila Franca de Xira, Almeirim, Chamusca e Vinhais, desenvolvendo ainda consultoria taurina na praça de toiros de Abiúl, os aficionados "continuam a ser fiéis" e correspondem "em força" quando as empresas apresentam "corridas de marca", ou seja, cartéis bem rematados e que sejam atractivos.
Para o presidente da APET, a temporada fica também marcada pelo aparecimento de "muitos toureiros jovens" e por uma "boa reacção" do público aos espetáculos que envolveram toureio a pé.
A temporada tauromáquica abre todos os anos no dia 1 de Fevereiro em Mourão, no distrito de Évora, e encerra a 1 de Novembro, amanhã, com um espetáculo (festival) no Cartaxo.

Fotos Emílio de Jesus