segunda-feira, 8 de maio de 2017

Aplaudido no primeiro: crítica elogia estreia de "Juanito" em Madrid

Aplaudido no primeiro novilho e silenciado no segundo. Apresentação de "Juanito"
na Monumental de Madrid foi elogiada pela crítica... mas faltou a orelha
"Juanito" deixou selo e mensagem na apresentação em Madrid. Em baixo, a
voltareta de Ángel Jiménez, que sofreu um traumatismo crânio-encefálico


"Juanito" deixou ontem o seu selo em Madrid na tarde em que se apresentou pela primeira vez na principal praça de toiros do mundo e foi aplaudido no primeiro novilho, sendo silenciado no segundo.
O crítico José Miguel Arruego, no site mundotoro.com, teve elogios à presença do jovem toureiro português: "O terceiro novilho, de menos remate, foi o melhor, porque teve temple e recorrido, sobretudo pelo pitón esquerdo e permitiu a Juanito deixer o seu selo en sua apresentação nesta praça. Manejou com personalidade o capote o toureiro português e logo, de muleta em mão, edificou uma faena sóbria, aproveitando com temple a investida do animal em várias séries de muletazos largos, rota a cintura e assentada a planta. Talvez lhe faltasse reunião no conjunto, mas o grosso da obra, epilogada com emocionantes bernardinas e concluída com um pinchazo fundo e descabelho, teve mensagem. Não lhe deixaram dar a volta ao ruedo".
E sobre a segunda faena de João Silva "Juanito":
"Logo não pôde rematar com o que fechou praça, outro novilho baixo e forte, com cuna, a que custou desplazar-se. Bem colocado, o toureiro luso completou a sua tarde com uma faena esforçada em que teve um largo trabalho tratando de convencer o astado de que fosse ao engano. Procurou extrair um muletazo estimável, mas como não houve ligação no conjunto, não chegou nunca acima. Tão pouco andou acertado com o estoque".
O jovem novilheiro português enfrentou novilhos da ganadaria de Conde de Mayalde e alternou ontem em Las Ventas com o espanhol Ángel Jiménez (silêncio no primeiro e uma orelha no segundo, a única da tarde) e o francês Aitor Dario "El Gallo" (silenciado nos dois).
Ángel Jiménez sofreu uma aparatosa voltareta (foto ao lado), de que resultou um traumatismo crânio-encefálico leve e traumatismos na cervical e poli, pendentes agora de exames radiológicos a que está a ser submetido esta manhã.

Fotos Javier Arroyo/aplausos.es