segunda-feira, 8 de maio de 2017

Dália Madruga versus Solange Pinto: polémica ao rubo no Facebook!



Polémica acesa na rede social Facebook entre a antiga apresentadora televisiva Dália Madruga, casada com o cavaleiro Marcos Bastinhas (foto de cima) e a cronista Solange Pinto (foto ao lado), responsável pelo site touroeouro.com, a propósito da crónica que escreveu sobre a corrida nocturna de sábado no Coliseu de Elvas, titulada "Elvas: um 'reino' à parte".
Acusando o toque pelo facto de a organização da corrida de Elvas não ter dado credenciais aos repórteres do seu site - cada vez mais fora do campeonato e cada vez com mais cheio de anti-corpos, quase com a entrada vedada em todas as praças... - a acutilante Solange inicia a crónica justificando os porquês de a mesma não ter fotos a ilustrá-la e afirma:
"(...) a ausência de imagem numa narrativa, jamais será castradora de relatos ou mesmo opiniões (...) Serve esta introdução para que se separe, ou tente separar, o trigo do joio. Sem texto, jamsis se fará uma crónica, sem imagens, far-se-à sempre uma crónica. As tentativas de 'calar bocas', resultarão sempre no efeito contrário (...)".
Na praça de Elvas, houve no sábado um punhado de miúdos entusiasmados com o toureio triunfal do cavaleiro Marcos Bastinhas, que gritaram da bancada "Marcos, Marcos!", à semlhança do que tantas e tantas vezes vimos acontecer quando toureava seu pai, o Maestro Joaquim Bastinhas, nomeadamente, por exemplo, na praça da Nazaré, onde teve sempre uma enorme falange de público jovem a apoiá-lo.
Mas Solange, no seu escrito, deu a entender (para meio entendedor...) que em Elvas os Bastinhas são os reis (e são mesmo!), afirmando depois (e isso, sim, é grave e até passivo de um processo judicial, que o 'rei' "paga aos seus súbditos para que o aplaudam".
Escreve textualmente (não alterámos nada, mantemos a errada pontuação ortográfica com que o texto está estampado no referido site:
"Mas gritamos aos sete ventos que Elvas, vive num 'reinado' à parte, onde o rei, paga aos seus súbditos para que o aplaudam, para que o idolatrem e para que façam o seu necessário aumento de ego".
E Dália Madruga não esteve com meias medidas. Na própria página do touroeouro.com da rede Facebook, arrasou assim:
"Um reino à parte porque em Elvas não entra qualquer "jornalistazinho" que em vez de informarem de forma digna e verdadeira apenas tentam denegrir a festa brava. Aliás não há uma crónica/notícia/informação, aquilo que a nobre jornalista deste site quiser chamar, que não seja tendenciosa! A vergonha, infelizmente, não se limita aos erros ortográficos, mas sim a toda a sua visão sobre uma arte de que não percebe, nem nunca irá perceber, porque o dinheiro nunca comprou inteligência, nem entendimento seja em que questão for!".

Fotos D.R./Dália Madruga Tenório/Facebook e Solange Pinto/Facebook