quinta-feira, 4 de maio de 2017

Inaugurada ontem em Monforte a Exposição dos 10 Anos de Alternativa de Moura Jr.

João Moura, João Moura Jr., Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte
e Miguel Alvarenga, ontem, no acto inaugural da Exposição dos 10 Anos de
Alternativa de Moura Jr. no Centro Interpretativo Tauromáquico em Monforte

Foi ontem inaugurada em Monforte, no Centro Interpretativo Tauromáquico, por iniciativa do Município local, a Exposição "10 anos de alternativa, 10 anos a viver um sonho", que reúne grande parte do espólio de recordações do cavaleiro João Moura Júnior desta sua primeira década como cavaleiro profissional. Ontem, 3 de Maio, passavam exactamente dez anos sobre a data da sua triunfal alternativa no Campo Pequeno, de onde saíu em ombros pela porta grande acompanhado por seu pai, o Maestro João Moura e por Pablo Hermoso de Mendoza (com o qual volta a competir no próximo dia 18 em Lisboa e também com seu irmão, Miguel Moura).
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, abriu ontem o acto inaugural da Exposição relembrando todo o historial do Maestro Moura, a quem chamou "o Ronaldo da Tauromaquia", referindo que foi ele quem elevou bem alto em todo o mundo o nome de Monforte. De seguida, o autarca congratulou-se pelo facto de a sua terra ter hoje de novo uma grande Figura nas arenas, oferecendo a Moura Júnior uma salva de prata comemorativa desta histórica efeméride.
Miguel Alvarenga falou depois, numa breve intervenção, sobre a trajectória de João Moura Jr., classificando-o como "o melhor cavaleiro da nova geração" e relembrando muitas das tardes de glória com que afirmou ao longo de uma década, desde a célebre corrida (ainda amador) em Portalegre, onde seu pai se lesionou num joelho ao primeiro toiro e ele "teve que enfrentar sózinho os seis toiros, deixando nessa corrida a mensagem de que ia ser, de facto, uma primeiríssima figura, como há 40 anos seu pai o foi".
"Em dez anos, o João afirmou-se, construiu uma carreira sólida e conseguiu fugir ao rótulo de 'filho de João Moura' para se consagrar como ele próprio, uma primeira Figura do toureio mundial", disse o jornalista.
Após os breves discuros, João Moura Jr. agradeceu esta homenagem e as palavras de Gonçalo Lagem e Miguel Alvarenga, prometeu "fazer mais e melhor nos próximos, 10, 20, 30 anos" e deixou palavras de carinho e gratidão para com seu pai, "que tudo me ensinou", sua mãe, Teresa Brás e sua Mulher, Concha Rodríguez, "que sempre me apoiaram". Agradeceu ainda ao seu apoderado Rui Bento todo o incentivo e todo o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e fez depois questão de lembrar, na passagem desta efeméride, seu avô João A. Moura e seu tio, Benito Moura, um momento de emoção que comoveu João Moura (pai).
Foi depois apresentado o trailer do video comemorativo dos seus 10 anos de alternativa, uma realização de Carlos Papafina, que no próximo dia 18 será oficialmente estreado na arena do Campo Pequeno, a anteceder a segunda grande corrida da Temporada História. Também esta Exposição vai estar nesse dia patente ao público em Lisboa, na entrada principal da praça de toiros.
Seguiu-se uma viagem guiada ao museu e um beberete no Jardim António Sardinha. Marcaram presença muitos aficionados locais, bem como a avó, o pai, a mãe e os irmãos de Moura Jr., assim como o seu apoderado Rui Bento, o seu bandarilheiro Diogo Malafaia e o seu moço de espadas Carlos Barreto, o cavaleiro Francisco Cortes e Ricardo Carrilho, cabo dos Forcados de Monforte, António Simão, presidente da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, o director de corrida Marco Gomes, João Margalho, o ganadeiro Francisco Romão Tenório, entre muitos mais.

Fotos D.R./@Centro Interpretativo Tauromáquico/CM de Monforte