Foi ontem inaugurada em Monforte, no Centro Interpretativo Tauromáquico, por iniciativa do Município local, a Exposição "10 anos de alternativa, 10 anos a viver um sonho", que reúne grande parte do espólio de recordações do cavaleiro João Moura Júnior desta sua primeira década como cavaleiro profissional. Ontem, 3 de Maio, passavam exactamente dez anos sobre a data da sua triunfal alternativa no Campo Pequeno, de onde saíu em ombros pela porta grande acompanhado por seu pai, o Maestro João Moura e por Pablo Hermoso de Mendoza (com o qual volta a competir no próximo dia 18 em Lisboa e também com seu irmão, Miguel Moura).
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, abriu ontem o acto inaugural da Exposição relembrando todo o historial do Maestro Moura, a quem chamou "o Ronaldo da Tauromaquia", referindo que foi ele quem elevou bem alto em todo o mundo o nome de Monforte. De seguida, o autarca congratulou-se pelo facto de a sua terra ter hoje de novo uma grande Figura nas arenas, oferecendo a Moura Júnior uma salva de prata comemorativa desta histórica efeméride.
Miguel Alvarenga falou depois, numa breve intervenção, sobre a trajectória de João Moura Jr., classificando-o como "o melhor cavaleiro da nova geração" e relembrando muitas das tardes de glória com que afirmou ao longo de uma década, desde a célebre corrida (ainda amador) em Portalegre, onde seu pai se lesionou num joelho ao primeiro toiro e ele "teve que enfrentar sózinho os seis toiros, deixando nessa corrida a mensagem de que ia ser, de facto, uma primeiríssima figura, como há 40 anos seu pai o foi".
"Em dez anos, o João afirmou-se, construiu uma carreira sólida e conseguiu fugir ao rótulo de 'filho de João Moura' para se consagrar como ele próprio, uma primeira Figura do toureio mundial", disse o jornalista.
Após os breves discuros, João Moura Jr. agradeceu esta homenagem e as palavras de Gonçalo Lagem e Miguel Alvarenga, prometeu "fazer mais e melhor nos próximos, 10, 20, 30 anos" e deixou palavras de carinho e gratidão para com seu pai, "que tudo me ensinou", sua mãe, Teresa Brás e sua Mulher, Concha Rodríguez, "que sempre me apoiaram". Agradeceu ainda ao seu apoderado Rui Bento todo o incentivo e todo o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e fez depois questão de lembrar, na passagem desta efeméride, seu avô João A. Moura e seu tio, Benito Moura, um momento de emoção que comoveu João Moura (pai).
Foi depois apresentado o trailer do video comemorativo dos seus 10 anos de alternativa, uma realização de Carlos Papafina, que no próximo dia 18 será oficialmente estreado na arena do Campo Pequeno, a anteceder a segunda grande corrida da Temporada História. Também esta Exposição vai estar nesse dia patente ao público em Lisboa, na entrada principal da praça de toiros.
Seguiu-se uma viagem guiada ao museu e um beberete no Jardim António Sardinha. Marcaram presença muitos aficionados locais, bem como a avó, o pai, a mãe e os irmãos de Moura Jr., assim como o seu apoderado Rui Bento, o seu bandarilheiro Diogo Malafaia e o seu moço de espadas Carlos Barreto, o cavaleiro Francisco Cortes e Ricardo Carrilho, cabo dos Forcados de Monforte, António Simão, presidente da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, o director de corrida Marco Gomes, João Margalho, o ganadeiro Francisco Romão Tenório, entre muitos mais.
Fotos D.R./@Centro Interpretativo Tauromáquico/CM de Monforte