segunda-feira, 22 de maio de 2017

Lides para todos os gostos em animada corrida na Chamusca

Estava em disputa um prémio para o melhor cavalo Lusitano em praça. Apenas
três representaram a raça na corrrida de ontem e o troféu foi ganho pelo cavalo
"Evasivo" de quadra de António Maria Brito Paes
Metade das bancadas preenchidas ontem na Chamusca
Em dia de calor, público deixou vazios os sectores do sol...
A maestria e o toureio de risco e de verdade de Rui Salvador ontem em evidência
na primeira corrida da Feira da Ascensão na Chamusca
Tito Semedo foi ontem o autor da lide mais rematada e a que
mais entusiasmou o público nas bancadas. Um triunfo de
peso de um cavaleiro que merece maior destaque por parte
das grandes empresas
Ana Batista deixou patente a sua muita arte frente ao pior toiro da tarde
Classe de Brito Paes na lide do quarto toiro da ordem
Lide em crescendo de David Gomes, que deixou grande ambiente
Parreirita Cigano empolgou com ferros curtos de muita emoção
As melhores pegas da tarde foram executadas pelos Amadores de Coruche
Os Amadores da Chamusca tiveram ontem uma tarde mais dura e menos triunfal


A praça de toiros da Chamusca foi ontem palco da primeira corrrida da tradicional Feira da Ascensão, uma organização do empresário Paulo Pessoa de Carvalho e que teve momentos de destaque por parte dos seis cavaleiros, um bom curro de toiros de São Torcato, tendo o ganadero Joaquim Alves dado volta à arena no quinto e boas pegas sobretudo dos Amadores de Coruche, que superiorizaram os Amadores da Chamusca. O público preencheu apenas meia casa.
Tito Semedo alcançou no segundo toiro da tarde o maior triunfo da corrida, tendo sido a sua lide aquela que mais fez vibrar o público nas bancadas. Rui Salvador esteve, mercê da sua maestria, por cima do primeiro toiro da corrida, alcançando maior notoriedade nos ferros curtos. Ana Batista enfrentou o toiro mais complicado do lote, com o qual demonstrou a grandeza do seu toureio. António Maria Brito Paes teve também momentos de destaque dentro do seu estilo clássico e emotivo. David Gomes protagonizou uma lide em crescendo, de menos a mais, terminando com dois bons curtos e um excelente par de bandarilhas. Parreirita Cigano galvanizou o público sobretudo nos dois últimos ferros curtos, de muita verdade, risco e emoção.
Dirigiu com acerto Lourenço Luzio, assessorado pelo médico veterinário Dr. Luis da Cruz. Estava em disputa um prémio para o melhor cavalo Lusitano em praça, raça que esteve representada ontem na corrida da Chamusca por apenas três cavalos, sendo o vencedor o "Evasivo", da quadra de Brito Paes, um animal de oito anos com o ferro de José Carlos Gomes.
Na próxima quinta-feira, dia 25 (quinta-feira da Espiga) tem lugar na Chamusca a tradicional corrida da Ascensão com um cartel misto: actuam os cavaleiros Filipe Gonçalves e João Maria Branco, o matador Paco Velásquez e pegam os dois grupos da terra, Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca. Os toiros serão da ganadaria de Manuel Veiga. Disputam-se os troféus Dr. João Duque para a melhor lide a cavalo e Dr. Jorge Duque para a melhor pega.

Fotos Carlos Silva