sexta-feira, 19 de maio de 2017

Lisboa: João Moura Jr. consagra estatuto de primeiríssima figura

João Moura Jr. em noite de plena consagração e de definitiva
afirmação como primeiríssima figura do toureio a cavalo
Miguel Moura não foi um simples espectador da apoteótica noite de seu irmão.
Deixou também marcada pelo sucesso a sua participação neste mano-a-mano
António Ferrera confirmou ontem no Campo Pequeno que vive o melhor momento
da sua carreira - em duas faenas para aficionados
Grande pega de António Alfacinha marcou ontem a sua despedida do público
da capital. O cabo dos Amadores de Évora diz adeus às arenas na Corrida de
S. Pedro em Évora, a 30 de Junho
João Varanda recriou ontem a sorte de pegar sózinho em praça, apenas intervindo
os ajudas depois de consumada a reunião. Uma pega emotiva que recordou e
homenageou uma sorte imortalizada pelo grande Nuno Salvação Barreto (foto
de cima)


Passando uma mensagem de enorme segurança e profunda solidez, consolidadas na maturidade alcançada em dez anos de alternativa, João Moura Júnior consagrou-se ontem no Campo Pequeno, em definitivo e sem margem para equívocos, como a primeira grande figura do toureio equestre nacional da actualidade. Foram duas lides de grande fulgor e apurada técnica, na mais pura interpretação do conceito mourista com o seu cunho muito próprio e que o público aplaudiu de pé e em constante ambiente de euforia. Quarenta anos depois, o novo Moura afirmou ontem em Lisboa que aqui quem manda é ele.
No que ao toureio a cavalo diz respeito, a corrida de ontem acabou por ser um verdadeiro mano-a-mano dos irmãos Moura, pela forçada ausência de Pablo Hermoso, vítima de lesão cervical por acidente ocorrido dois dias antes na sua herdade. Miguel Moura, que toureou com um dedo da mão esquerda engessado, também por acidente ocorrido dias antes num treino, não esteve em Lisboa para perder, triunfando também nos seus dois toiros com duas lides que foram sempre em crescendo e emocionaram pela ousadia com que pisou os terrenos difíceis, cravando ferros de muito mérito.
Os quatro toiros de António Charrua não tinham muita cara, apesar de boa apresentação e não transmitiram o suficiente. Ainda assim, estavam no "ponto de rebuçado" dos limites entre o toiro-toiro e o toiro "nhoc-nhoc". Não foram dóceis, apertaram e pediram contas. Faltou, contudo, maior transmissão.
O matador António Ferrera, recém-triunfador da Feira de Sevilha, foi a opção acertada e oportuna da empresa para manter o elevedo nível do cartel depois da impossibilidade da presença de Pablo Hermoso.  Apenas 37 espectadores devolveram os bilhetes na véspera, o que não é significativo. A praça registou uma agradável entrada de três quartos fortes. Ferrera evidenciou a grande evolução verificada na sua carreira. De um toureiro de luta passou a ser um maestro de arte e um profundo lidador e ontem deixou bem patente que atravessa, de facto, o momento mais alto da sua carreira. Duas faenas para entendidos. Lidou dois toiros manejáveis de Manuel Veiga, de boa nota.
Nas pegas, brilharam os Amadores de Lisboa e os Amadores de Évora. Pelos da capital pegou em primeiro lugar, à primeira, o cabo Pedro Maria Gomes (que, como informámos anteriormente, sofreu uma lesão num pé e foi assistido no hospital) e João Varanda, este na mais emotiva pega da noite, citando sózinho na arena, apenas intervindo os companheiros depois de consumada a reunião - uma sorte que era típica do imortal Nuno Salvação Barreto e que o Grupo de Lisboa ontem recriou com sucesso. A pega foi executada ao segundo intento e João Varanda foi premiado com uma volta com Moura Jr. e depois outra sózinho, protagonizando um dos momentos mais altos da corrida.
Os Amadores de Évora tiveram também triunfal actuação com duas emotivas pegas ao primeiro intento realizadas pelo cabo actual, António Alfacinha (que se despediu ontem do público lisboeta) e pelo futuro cabo, João Pedro Oliveira (também lesionado num pé).
A corrida foi bem dirigida por João Cantinho, que esteve ontem assessorado pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva. Ao início da função, prestou-se homenagem ao Real Club Tauromáquico Português pelos seus 125 anos de existência.

Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Maria João Mil-Homens: os momentos altos da noite, as pegas uma a uma, os Famosos que estiveram ontem no Campo Pequeno na Corrida "Vidas/Correio da Manhã".

Fotos Maria Mil-Homens