segunda-feira, 15 de maio de 2017

Pablo Hermoso orgulhoso de participar na Temporada Histórica dos 125 anos do Campo Pequeno



O rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, que  esta quinta-feira, dia 18, actua em Lisboa, considera “uma grande honra” participar na temporada dos 125 anos do Campo Pequeno.
“O Campo Pequeno é, por si só, uma praça especial para tourear e aqueles que podemos disfrutar deste cenário, somos uns privilegiados. Se a esta circunstância acrescentarmos as celebrações do seu centésimo-vigésimo-quinto aniversário, por certo haverá um ambiente extraordinário e poder fazer parte de uma página da sua história inigualável, é para mim uma grande honra”, afirma o famoso toureiro (na foto ao lado, com Miguel e Maria Ana de Alvarenga).
Pablo recordou a noite de há dez anos, quando testemunhou no Campo Pequeno a alternativa de João Moura Júnior:
“Foi uma corrida muito especial e sobretudo vivida com muita emoção. Conhecia o Júnior desde pequeno e quando ele recebe a alternativa, das mãos do seu pai, sou eu quem se revê naquela cena, antecipando o futuro que eu desejo para o meu filho: vir a dar-lhe alternativa, situação que vejo cada vez mais próxima. Por isso, e com toda a emoção encarei esse acto como um acto próprio, um acto muito pessoal que transcendia o meu papel como testemunha desta importante cerimónia”.
“Alternar com os filhos de João Moura, a pessoa que mais admiro no mundo do toureio a cavalo, o João e o Miguel, faz com que esta corrida constitua para mim, na temporada dos 125 anos do Campo Pequeno, algo de muito especial. De certeza que os três iremos dar tudo por tudo e em alto ritmo competitivo, o que será óptimo para o público”, acrescenta o rejoneador, máxima figura do toureio mundial.
O Campo Pequeno tem um lugar muito especial na carreira e no coração de Pablo Hermoso de Mendoza, que considera esta praça como uma referência para a sua carreira. Pablo relembra que as suas primeiras apresentações em Lisboa nem sempre correram da melhor maneira, mas tem igualmente presente o papel decisivo do Campo Pequeno na sua afirmação artística:
"Após as temporadas de 1994 e 1995, as minhas actuações no Campo Pequeno começaram a ter impacto e os triunfos aqui alcançados converteram-se em autênticos acontecimentos que muito ajudaram a dar categoria à minha carreira e sobretudo a que me considerassem, em muitos aspectos, mais cavaleiro até que propriamente rejoneador”.
Sobre a sua temporada americana, que terminou recentemente, marcando a sua actuação de dia 18 de Maio no Campo Pequeno o início da sua temporada europeia, Pablo faz um balanço muito positivo, tanto do ponto de vista artístico como do nível de desempenho dos seus cavalos.
“Talvez tenha sido o ano em que menos troféus conquistei, apenas e só por falhar algumas vezes com o rojão de morte, facto que atribuo a ter experimentado vários cavalos na ‘sorte suprema’, visto que o ‘Pirata’, que normalmente utilizo para matar, ficou em Espanha. Não obstante, apresentei bastantes cavalos novos, outros já confirmados, e, claro, alguns veteranos que se exibiram ao seu melhor nível. Mais a mais, o meu público continua a ser-me fiel, o que me permitiu ser o toureiro com mais força de bilheteira da temporada e isso é para mim muito importante”, refere Pablo.
Como maiores êxitos da temporada no México, o rejoneador destaca os obtidos em Mazatlán, Cancun, Monterrey e Juriquilla.
Na próxima quinta-feira, dia 18, Pablo Hermoso lidará no Campo Pequeno uma corrida de António Charrua (encaste Soler e Pinto Berreiros, puro Parladé), sendo a segunda vez que enfrenta os toiros desta ganadaria, depois de também com eles ter triunfado no antigo Campo Pequeno em 1992.
Na quinta-feira alternará com os irmãos João e Miguel Moura, completando o cartaz os grupos de forcados amadores de Lisboa e de Évora, capitaneados respetivamente por Pedro Maria Gomes e António Alfacinha, que se despede do público de Lisboa.
A ganadaria de António Charrua, dirigida pelo neto do saudoso ganadero alentejano, Gustavo Charrua, cujo efectivo é constituído por 65 vacas adultas e três sementais, pasta em São Marcos da Abóbada, freguesia da Torre de Coelheiros, no concelho de Évora.
Na presente temporada, a ganadaria dispõe de quatro corridas de toiros para lidar.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.