quarta-feira, 28 de junho de 2017

Grupo de Évora muda de cabo esta 6ª feira: António Alfacinha e João Pedro Oliveira falam ao "Farpas"

João Pedro Oliveira será, a partir de 6ª feira, o sexto cabo dos Amadores de Évora
em 54 anos de glória do grupo, que é desde sempre um dos melhores do país.
Sucede a António Vaz Freire Alfacinha (foto de baixo), que se despede das
arenas após 16 temporadas a honrar a jaqueta de ramagens dos eborenses


Faltam só dois dias para a grande corrida nocturna (21h30) de S. Pedro em Évora, este ano com o particular significativo da passagem de testemunha no comando do Grupo de Forcados Amadores de Évora, um dos grandes do país, que vai enfrentar em solitário os seis imponentes toiros da ganadaria Passanha numa noite de cartel fantástico formado por João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e João Ribeiro Telles.
António Alfacinha (foto da esquerda) despede-se das arenas e entrega a chefia do grupo, após 16 temporadas, a João Pedro Oliveira, filho antigo cabo do mesmo nome e que sucedeu ao fundador João Patinhas.
O "Farpas" ouviu os dois forcados, duas referências das melhores que podemos assinalar nos últimos anos na nobre e tão portuguesa arte de pegar toiros.
"Na hora da partida do Grupo de Forcados Amadores de Évora sinto-me de consciência tranquila", considera António Alfacinha, que acrescenta:
"Fiz sempre o melhor que sabia e podia pelo meu grupo. Foram 16 épocas em que sempre defendi os valores dos forcados e em particular do meu grupo. Passei aqui os melhores anos da minha vida e fiz laços com amigos para toda a vida".
"Além de ser a altura certa para sair, é acima de tudo a altura perfeita para a entrada do novo cabo. O João Pedro Oliveira é um grande forcado, para além de uma grande pessoa e um lider nato para os mais novos. O grupo está numa altura de consolidação de novos valores, o que certamente lhe assegura um grande e promissor futuro", diz, a terminar, o ainda cabo que na sexta-feira se vai despedir das arenas. Saibamo-lo aplaudir de pé depois de amanhã, pela bonita história que escreveu nas arenas e pela eficácia a saber com que dirigiu nos últimos anos os Amadores de Évora - o António merece!
E vamos dar as boas vindas ao novo cabo João Pedro Oliveira, outro grande forcado da sua geração, que nos diz:
"A responsabilidade de assumir a posição de próximo cabo dos Amadores de Évora é uma situação que me deixa muito orgulhoso por um lado, mas por outro com a consciência e a serenidade exacta para perceber que estou a aceitar 54 anos de História feitos por centenas de homens que deram o seu apoio incondicional ao Grupo de Évora enquanto instituição", afirma Oliveira.
E prossegue:
"Vai ser certamente um desafio que irá exigir muito de mim enquanto homem, amigo, forcado e cabo. Mas sou neste momento um privilegiado por ter tantos e tão bons amigos no grupo actual, como fora dele, que me irão auxiliar e ajudar neste percurso da minha vida".
"Uma palavra pública de agradecimento ao António Alfacinha, por tudo o que fez pelo Grupo de Forcados Amadores de Évora. Um amigo e forcado que certamente deixará o seu nome escrito na forcadagem nacional e que será para mim, sempre, uma inspiração", diz, a terminar, em jeito de sentida homenagem ao cabo que se despede na sexta-feira.
Durante a corrida da próxima sexta-feira, a empresa Toiros & Tauromaquia vai descerrar na praça de Évora uma placa alusiva ao acontecinento que marca uma vez a história de 54 anos de glória do Grupo de Forcados Amadores de Évora.
Fundado em 1963, o Grupo de Évora fez a sua estreia a 11 de Agosto desse ano na antiga praça de toiros do Redondo, enfrentando sózinho seis toiros de Manuel Lampreia. Em Setembro desse mesmo ano, na sua terceira corrida, fez a apresentação na praça do Campo Pequeno.
João Pedro Oliveira será a partir da próxima sexta-feira, em 54 anos de existência do grupo, o sexto cabo, depois de João Nunes Patinhas (fundador), João Pedro Oliveira (seu pai), João Pedro Rosado, Bernardo Salgueiro Patinhas e António Vaz Freire Alfacinha.

Fotos Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus