quinta-feira, 29 de junho de 2017

Se for a Vila Franca não perca a exposição "Vitor Mendes, Toureiro Universal"

Vitor Mendes no uso da palavra, no acto de inauguração da exposição, com dois
figurões a seu lado: José Júlio e Mário Coelho, que foram, com o saudoso José
Falcão, as grandes referências do toureio vilafranquense
O Celeiro da Patriarcal encheu-se de aficionados na inauguração da exposição
Vitor Mendes ladeado pelo Maestro José Júlio e o presidente da Câmara de Vila
Franca, Alberto Mesquita
Vários trajes de luces do matador
Cabeça de toiro decorada com fotos do Maestro Mendes
Ainda nos tempos de novilheiro: "Cheguei a Madrid no
Lusitânia Expresso com uma mala cheia de sonhos"
Tarde de glória em Las Ventas, Madrid

Se for esta fim-de-semana a Vila Franca de Xira às Festas do Colete Encarnado, não deixe de visitar no Celeiro da Patriarcal a Exposição "Vitor Mendes, Toureio Universal", que consagra os anos de glória vividos nas arenas de todo o mundo e sempre nos primeiros postos do escalafón pelo maior matador de toiros português.
A exposição foi inaugurada no sábado pelo presidente da Câmara de Vila Franca, Alberto Mesquita, com casa cheia e a presença de grnades figuras do toureio vilafranquense, como os emblemáticos Maestros José Júlio e Mário Coelho.
A mostra ficará patente ao público até 8 de Outubro e reúne o espólio do famoso toureiro, desde fotografias a troféus, trajes de luces e cartazes e muitos mais objectos que retratam e recordam a sua grande carreira de matador de toiros.
No próximo domingo, 2 de Julho, Vitor Mendes será homenageado na corrida mista que se realiza na praça "Palha Blanco" e onde toureiam Juan José Padilla e António João Ferreira e o cavaleiro João Telles e pegam os Forcados de Vila Franca. Lidam-se a cavalo dois toiros de Ribeiro Telles e a pé, quatro de Falé Filipe. As lides a pé serão abrilhantadas com cante flamenco por Joaquín Moreno e o seu Grupo.

Fotos Ricardo Relvas