O Celeiro da Patriarcal encheu-se de aficionados na inauguração da exposição |
Vitor Mendes ladeado pelo Maestro José Júlio e o presidente da Câmara de Vila Franca, Alberto Mesquita |
Vários trajes de luces do matador |
Cabeça de toiro decorada com fotos do Maestro Mendes |
Ainda nos tempos de novilheiro: "Cheguei a Madrid no Lusitânia Expresso com uma mala cheia de sonhos" |
Tarde de glória em Las Ventas, Madrid |
Se for esta fim-de-semana a Vila Franca de Xira às Festas do Colete Encarnado, não deixe de visitar no Celeiro da Patriarcal a Exposição "Vitor Mendes, Toureio Universal", que consagra os anos de glória vividos nas arenas de todo o mundo e sempre nos primeiros postos do escalafón pelo maior matador de toiros português.
A exposição foi inaugurada no sábado pelo presidente da Câmara de Vila Franca, Alberto Mesquita, com casa cheia e a presença de grnades figuras do toureio vilafranquense, como os emblemáticos Maestros José Júlio e Mário Coelho.
A mostra ficará patente ao público até 8 de Outubro e reúne o espólio do famoso toureiro, desde fotografias a troféus, trajes de luces e cartazes e muitos mais objectos que retratam e recordam a sua grande carreira de matador de toiros.
No próximo domingo, 2 de Julho, Vitor Mendes será homenageado na corrida mista que se realiza na praça "Palha Blanco" e onde toureiam Juan José Padilla e António João Ferreira e o cavaleiro João Telles e pegam os Forcados de Vila Franca. Lidam-se a cavalo dois toiros de Ribeiro Telles e a pé, quatro de Falé Filipe. As lides a pé serão abrilhantadas com cante flamenco por Joaquín Moreno e o seu Grupo.
Fotos Ricardo Relvas