terça-feira, 27 de junho de 2017

Vila Franca: tudo a postos para comemorar os 85 anos do Colete Encarnado



Nos dias 30 de Junho, 1 e 2 de Julho a festa mais emblemática do Ribatejo – o Colete Encarnado - completa 85 anos de realização.
Trata-se de um aniversário importante de uma festa que vinca a cultura da Festa Brava e as tradições do Concelho de Vila Franca de Xira e da região em se insere.

Nesta edição especial, por convite da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o cartoonista e ilustrador vilafranquense Vasco Gargalo é o autor da imagem da iniciativa. Para assinalar a data é também editada uma coleção de dois livros (um de fotografia; outro de cartazes e programas) que recordam os momentos importantes desta Festa com oito décadas e meia de história.
Os três dias de Colete Encarnado afiguram-se mais uma vez imparáveis, recheados de momentos a não perder, de que as Esperas e Largadas de Toiros nas ruas de Vila Franca de Xira são exemplo.
A Corrida de Campinos, na manhã de sábado, mostra a cultura ribatejana e a perícia dos mestres do gado bravo. A homenagem solene ao Campino eleito pelos seus pares - este ano, Casimiro Diogo - reúne toda a população, na tarde de sábado, na Praça do Município, para vê-lo erguer o Pampilho de Honra. Segue-se o colorido e animado Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas pela Cidade.
A emblemática Praça de Toiros "Palha Blanco" assinala o evento, apresentando espectáculos taurinos, de que se destaca a corrida de toiros mista de domingo, 2 de julho. A cavalo, João Ribeiro Telles Jr., com toiros da ganadaria David Ribeiro Telles. A pé, Juan José Padilla e António João Ferreira, com toiros de Falé Filipe. Nas pegas estará o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.
As tertúlias fazem parte da festa com portas abertas, fomentando o convívio nas ruas.
A noite da sardinha assada, os grandes concertos e Fado perfazem uma animação que fica para recordar! A festa culmina com um espectáculo especialmente preparado para este aniversário a que se segue um fantástico fogo-de-artifício, à beira-rio, no jardim municipal da cidade.