segunda-feira, 17 de julho de 2017

Coliseu Figueirense tem em mãos projecto para reconversão da centenária praça



Existe um projecto (foto) de reconversão e cobertura do Coliseu Figueirense, a centenária praça de toiros da Figueira da Foz, que no próximo domingo, dia 23, abre a sua Temporada de Verão com uma corrida mista, seguindo-se a 11 de Agosto a tradicional Corrida TV e a 26 do mesmo mês a Corrida "Correio da Manhã"/Centro (cartaz ao lado).
O projecto, da autoria dos arquitectos Carlos Guedes de Amorim e Conceição Reis da Costa (também responsáveis pelo projecto já concretizado de reconversão da praça de toiros de Évora), engloba uma cobertura móvel e ventilação da praça, que abre e fecha num espaço de dez minutos e não descaracteriza a traça centenária do Coliseu.
A obra, segundo foi anunciado em Fevereiro do ano passado pelos proprietários do Coliseu Figueirense, está orçada em dois milhões de euros só na cobertura e ventilação, fora os arranjos exteriores e outras obras e segundo Miguel Amaral, um dos responsáveis do Coliseu Figueirense, tem condições para concorrer a fundos comunitários no âmbito do novo porgrama.
Na apresentação deste projecto, que decorreu no ano transacto, Miguel Amaral considerou que o Coliseu Figueirense é "um importante testemunho da vivência tauromáquica", mas representa igualmente "uma referência histórica e cultural da Figueira da Foz" com 120 anos de existência.
Para o projecto avançar, referiu na altura Miguel Amaral, a Companhia do Coliseu Figueirense "não poderá deixar de ter como parceiro privilegiado a autarquia, de forma a permitir a formalização de uma candidatura a fundos comunitários que permitam a angariação de verbas suficientes para colocar em prática a obra em causa".
Até hoje e depois da apresentação pública deste projecto, em Fevereiro de 2016, não houve qualquer avanço ou notícia, sequer, de como estão as coisas a andar. As três corridas deste ano, promovidas pela empresa Tauroleve de Ricardo Levesinho, vão decorrer ainda no mesmo cenário em que ali têm decorrido as corridas nos últimos 120 anos.

Fotos D.R./@Coliseu Figueirense